(05/07/2009) – O 64º Congresso da ABM – que será realizado de 13 a 16 de junho, no Expominas, em Belo Horizonte (MG) – contará em sua programação com a Arena de Inovação e Negócios do setor automotivo. O objetivo, segundo a Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração, é o de buscar mecanismos mais eficazes para aumentar a interação entre os centros de P&D e as indústrias da cadeia automotiva. A Arena será promovida no dia 15 de julho.
chr38ldquo;Nosso foco são as micro, pequenas e médias empresas, principalmente do ramo de autopeças, que muitas vezes não têm acesso aos centros de pesquisa. Vamos tentar desmistificar um pouco o conceito de inovação, mostrando, por exemplo, que inovação não significa apenas uma coisa nova, pode ser uma melhoria num processo já existente”, explica o coordenador do encontro e da Divisão de Metais e Revestimentos da Fiat, Frederico de Almeida Mendes.
chr38ldquo;A idéia da Arena de Inovação e Negócios é criar um espaço exclusivo para o contato direto entre as empresas ofertantes (micro, pequenas e médias) e as demandantes (siderúrgicas, autopeças e montadoras) e centros de pesquisa, objetivando discutir o conceito de inovação, agregar soluções inovadoras e gerar novos negócios”, diz Mendes
Para assegurar o êxito desta iniciativa, tanto para os clientes como para os fornecedores, a programação será dividida em duas partes. Pela manhã, buscando o estabelecimento de um ambiente mais propício à inovação, serão apresentadas palestras com temas relacionados a tendências mundiais e substituição de produtos e processos.
chr38Agrave; tarde, com ênfase em tecnologia, haverá a Rodada de Negócios entre empresas que demandam e ofertam produtos e serviços, possibilitando iniciar ou fechar novos negócios. Estarão presentes representantes de institutos de ciência e tecnologia e de universidades de renome para tirar dúvidas ou auxiliar as empresas nos possíveis entraves tecnológicos, como testes de laboratório, certificação de produtos e prototipagem rápida, por exemplo.
CONGRESSO – A programação do 64º Congresso da ABM prevê ainda dois workshops sobre inovação e o chr38lsquo;Fórum de Lídereschr38rsquo;, que tratarão a inovação sob três aspectos: como agente de transformação do negócio, agente de excelência operacional e posicionamento de mercado (passado e visão de futuro) e o papel da liderança.
Maior fórum de relacionamento da América Latina, o Congresso contará também com a apresentação de mais de 400 trabalhos técnicos, palestras de 12 keynnote speakers, workshops na área de inovação, mesa-redonda sobre os desafios para a construção em aço, Expomet, 9º Enemet – Encontro Nacional dos Estudantes de Engenharia Metalúrgica, de Materiais e de Minas e visitas técnicas.
Mais detalhes da programação no site www.abmbrasil.com.br/congresso/2009/