(24/05/2009) – Uma das mais tradicionais feiras de máquinas e equipamentos da Argentina, a Fimaqh, passa a ser organizada pela Reed Exhibitions. A empresa fechou acordo com a Carmahe – Camara Argentina de la Maquina Herramienta, Bienes de Capital e Servicios para La Producción e assume a organização das próximas feiras da entidade, realizadas nos anos pares. A próxima edição da Fimaqh será instalada no Centro Costa Salgueiro, em Buenos Aires, de 4 a 8 de maio de 2010.
Tomás Forsthuber, presidente da Carmahe, que veio divulgar o evento durante a Feimafe, explica que a feira vinha crescendo desde 2004, exigindo bastante da associação, que acabava se transformando em organizador e expositor. “Tínhamos que trabalhar dobrado”, brinca. Com o acordo, Forsthuber acredita que a feira tende a se internacionalizar, atraindo mais expositores estrangeiros, “na medida em que hoje organiza mais de 470 feiras em 45 países e passaremos a integrar o calendários de feira da Reed”. O empresário acredita também que – já que a Reed organiza as principais feiras do setor no Brasil e Argentina – haverá maior intercâmbio, com mais empresas brasileiras presentes em feiras na Argentina e vice-versa.
Pablo Wabnik, gerente de Feiras da Reed Exhibitions Argentina, conta que a empresa se instalou no país vizinho em 2000 e atualmente lá organiza 8 feiras industriais. Entre seus planos está o de organizar um pavilhão de empresas brasileiras na Fimaqh 2010, com o apoio da Abimaq.
A Fimaqh vai ocupar os 30 mil m² do Centro Costa Salgueiro, a exemplo do que já ocorreu em 2008, quando contou com a participação de 290 expositores (com uma lista de espera de cerca de 50 empresas). O edição passada recebeu cerca de 35 mil visitantes, com bom número de visitantes dos países da costa do Pacífico da América do sul. O mercado argentino de máquinas-ferramenta movimenta em torno de US$ 550 milhões/ano, sendo a maioria importada de fabricantes japonesas, chinesas e coreanas.
Maiores informações: www.reedlatam.com