(17/05/2009) – A Siemens vai apresentar na Feimafe um pacote de produtos e soluções voltados à maior eficiência e redução de custos. De acordo com engenheiro Milton Etchebehere, responsável pelo setor de vendas técnicas para os fabricantes de máquinas-ferramenta, a evolução tecnológica permite que equipamentos precisos e com alto valor agregado gerem rápido retorno de resultados. chr38ldquo;Nós investimos em pesquisa e tecnologia com o objetivo principal de alinhar qualidade e desempenho. Em tempos de competição acirrada, procuramos sempre desenvolver produtos que resultem em uma vantagem competitiva maior para nossos clientes”, afirma.
Para tecnologias de retíficas e puncionadeiras a empresa apresenta os sistemas 802D N/G Solution Line, 802 D sl M/T, e a linha 840D Solution Line, que pode ser aplicada para tornos, centros de usinagem ou máquinas especiais desde o segmento Midrange – cinco eixos e dois spindles – até equipamentos de alta complexidade com 31 eixos/spindles, controlando até 10 programas simultâneos. O 840D sl, por utilizar a tecnologia de CLP S7 300, possibilita a troca de dados com uma central e com outras máquinas conectadas às redes Profibus, Profinet ou Ethernet.
Para conformação de metais, o destaque é Simotion, sistema com conceitos de mecatrônica que pode ser facilmente aplicado todos os tipos de máquina e oferece soluções mais produtivas, mais confiáveis e mais flexíveis. O P350 é o sistema de controle de movimento com funcionalidades de CLP (controle de eixos e visualização/operação são executados em um único equipamento). Graças a arquitetura de PC industrial com elevado nível de processamento, é de alta performance, confiabilidade e robustez.
A família Sinumerik Solution Line possui a tecnologia inovadora Drive Clic – drives da linha Sinamics S120, cuja principal característica é a utilização da rede Ethernet para comunicação entre os drives e sistemas de medição. Os CNCs Solution Line também proporcionam a parametrização de motores convencionais para spindles/fusos que não necessitam do controle de posição e de motores especiais de diferentes fabricantes. Isso oferece flexibilidade na definição de motores para placa de tornos, rebolo, spindle ou mesmo para eixos de posicionamento.
Para o controle da dinâmica dos eixos, a Siemens tem acompanhado a tecnologia HSC e possui CNCs que verificam eixos com velocidades de avanço superiores a 30 m/min com baixos erros de acompanhamento. Isso só é possível com a utilização de funções desenvolvidas para a adaptação da dinâmica dos eixos da máquina, de acordo com a usinagem e operação a ser executada. No desbaste, onde existe a demanda de altas velocidades e no acabamento, onde há necessidade de precisão, o erro de acompanhamento é minimizado de acordo com a exatidão da peça a ser usinada. Com essas informações, o CNC calcula a velocidade máxima, adequada a cada peça e perfil, para que não exceda a tolerância. O CNC Siemens faz esses cálculos automaticamente com a utilização do ciclo interno, empregando apenas algumas variáveis de processo fornecidas pelo operador.