(17/05/2009) – O robô humanóide SDA10 estará em exibição no estande das empresas Yaskawa e Motoman durante a 12ª Feimafe. Único no mundo e uma exclusividade da Motoman, o robô industrial de dois braços tem flexibilidade de movimentos semelhante a dos seres humanos. Possui 15 articulações – sete em cada braço e uma no torso -, o que possibilita ilimitadas aplicações industriais, como: montagem, transferência de partes, carga e descarga de máquinas, empacotamento, embalagem entre outras funções.
Um robô compacto, porém com longo alcance atingindo um raio de 985 mm por braço ou 1.970 mm considerando os dois braços, apresenta capacidade para 10 kg de carga por braço ou 20kg quando atuam de modo conjugado, além de uma repetibilidade de +/- 0.1 mm.
O SDA10 pode ter um sistema de visão integrado e sua agilidade permite, por exemplo, a montagem de uma câmera fotográfica de 24 peças em apenas dois minutos, ou montar completamente uma cadeira de escritório em menos de três minutos. Outro diferencial desse robô é a sua versatilidade: em feiras internacionais realizadas em 2008, o SDA10 demonstrou sua habilidade e sua capacidade de reproduzir movimentos humanos apresentando performances desde montagens de inversores de frequência até a preparação de pratos típicos da culinária japonesa.
Segundo a fabricante, esse tipo de robôs executa tarefas que anteriormente só poderiam ser feitas por pessoas, e pode fazer coisas que humanos não podem fazer – em lugares que não são seguros para trabalhadores humanos.