(23/10/2016) – A Schmersal está trazendo para o mercado brasileiro uma linha de proteções articuladas (proteções mecânicas) que têm como finalidade adequar equipamentos como tornos, fresas, furadeiras, esmeris antigos etc. à NR-12.
Segundo a fabricante, as proteções articuladas são indicadas para o mercado industrial como um todo, especialmente, para a indústria automotiva, metalúrgica e indústria de madeira. “Seu uso em tornos, por exemplo, protege o operador do contato direto com a parte superior da placa e da projeção de cavacos, líquido de lubrificação e refrigeração evitando acidentes comuns nesse tipo de operação”, informa a Schmersal, acrescentando que as proteções são equipadas com microinterruptores de segurança integrados em articulações que garantem uma operação segura.
A linha conta com grande variedade de dimensões para se adequar a maioria das máquinas. Ajuste de posicionamento muito simples e de acordo com as normativas de segurança atuais brasileiras e europeias. Essas proteções também atendem a norma construtiva de proteções mecânicas ISO 14120/2015.
Além disso, possuem chaves com ruptura positiva nos contatos normalmente fechados (NF) de acordo com a IEC 60947-5-1. A estrutura dessas proteções é composta em aço e as placas termo formadas em polímero à prova de choque e óleo (PMMA).
Outra vantagem dessas proteções é a possível utilização de bloqueios pneumáticos para que não seja possível a abertura da proteção enquanto a máquina estiver funcionando. Seu monitoramento pode ser feito por um módulo de segurança Schmersal.
Mais informações: www.schmersal.com.br