(10/05/2009) – Fabricante de ferramentas rotativas que está completando 110 anos de fundação e 20 anos de Brasil, a Guhring decidiu destacar na Feimafe (18 a 23 de maio, no Anhembi) a sua linha de ferramentas para fresamento.
“Existe um reconhecimento no mercado quanto à competência da Guhring na fabricação de ferramentas para executar as operações de furação, mesmo as mais complexas. Na Feimafe, vamos mostrar aos nossos clientes soluções em fresamento que têm o mesmo nível de qualidade”, informa Alexandre Tadeu Lima, especialista da linha de fresamento da Guhring.
O especialista explica que a linha de fresas de metal duro RF100 foi projetada para o fresamento de alta performance, tendo como característica os ângulos de hélices crescentemente desiguais, que anulam os efeitos da vibração, “comuns durante o fresamento e que comprometem não só o acabamento superficial do produto usinado, como diminui drasticamente a vida da ferramenta”.
A linha RF 100 é composta pelos modelos RF 100 F, para usinagem de inox; RF 100 SF, indicadas para semidesbaste e acabamento; RF 100 A para usinagem de alumínio e RF 100 U de uso universal. A proposta dessa linha, segundo Lima, é a de oferecer uma solução simples, mas altamente eficaz para uma máxima estabilidade durante a usinagem e, ainda “com ganhos no que refere à produtividade, pois essa linha de fresas permite usar avanços 60% mais elevados em relação às fresas convencionais”.
No evento, serão destacados também os alargadores de alta performance HR 500. Fabricados em metal duro integral, foram concebidos de modo a possibilitar a utilização de velocidade de corte e avanço superiores às de ferramentas convencionais (veja quadro). A linha de alargadores HR500 conta com versões para furo cego (tipo S) e para furo passante (tipo D), com otimização que possibilita melhor remoção dos cavacos com auxílio de uma refrigeração mais efetiva.