(02/10/2016) – Na usinagem em semiacabamento de moldes e matrizes, as fresas de topo sólidas e de cabeça intercambiável estão entre as ferramentas mais populares. Porém, muitas vezes o usuário se depara com a limitação em trabalhar com altos avanços por rotação, isto devido à fragilidade da sua aresta de corte, o que resulta em maior tempo de usinagem e maior custo da ferramenta.
Para ampliar produtividade desse tipo de operação, a Tungaloy desenvolveu a DoMini-Mill, fresa de cópia voltada para o semiacabamento, com pastilha bifacial de 6 arestas de corte, fixação tipo rabo de andorinha, possibilitando trabalhar com maiores avanços se comparado com os produtos convencionais.
De acordo com a Tungaloy, a DoMini-Mill oferece aos usuários significativa melhora da produtividade no fresamento de cópia em semiacabamento. Isso, informa a fabricante, devido às características da ferramenta, como o seu projeto perfeito para a usinagem de moldes e matrizes em semiacabamento; a pastilha bifacial com seis arestas; o sistema de fixação rígido com encaixe da pastilha tipo rabo de andorinha, que proporciona vida útil mais longa em avanços maiores. Além da classe AH110 que permite a usinagem de ampla variedade de aços, incluindo aços endurecidos até 60 HRc.
A DoMini-Mill está disponível nos diâmetros de 16, 20 e 25 mm, com cabeça modular roscada e em dois modelos de pastilha com raios de 0,5 mm e 1,0 mm.
Exemplo prático
Peça: Molde; Material: Aço Ferramenta 1.2344 (50 HRc)
DoMini-Mill Fresa: HFWX04M025M12R04 (Ø 25mm – 4 cortes)
Pastilha: WXHU040310R-M AH110
Parâmetros de Corte: Vc = 274 m/min; ap = 0,10 mm; fz = 0.14 mm
Máquina: Centro de Usinagem Vertical
Refrigeração: Sem refrigeração
Resultado: desgaste uniforme e cinco horas de usinagem contínua.