São Paulo, 25 de novembro de 2024

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03/05/2009

Voith Turbo participa do Colloquium de Freios

(03/05/2009) – A Voith Turbo, divisão que desenvolve e fornece componentes e sistemas relacionados a acionamentos, apresentará o inovador retarder de magneto permanente e o retarder hidrodinâmico VR 123 no 9º Colloquium Internacional SAE BRASIL de Freios & Mostra de Engenharia. O evento será realizado de 6 a 8 de maio, em Gramado (RS).

chr38ldquo;Quem visitar nosso estande no evento poderá conhecer de perto esses dois sistemas de freio de alto desempenho. Suas performances apresentam resultados bem melhores do que os sistemas convencionais e contribuem para ampliar a segurança, conforto e economia na operação de veículos comerciais”, explica Luiz Alberto Soares, gerente de Desenvolvimento de Negócios e Assistência Técnica da Voith Turbo.

Com apenas 43 kg, o retarder magnético é um freio secundário ideal para veículos comerciais leves de até 12 t. Para o seu funcionamento não é necessária a aplicação de corrente elétrica. O seu estator contém ímãs de grande força colocados de forma que seus pólos opostos ficam frente a frente. Quando o retarder está desativado, os ímãs estão unidos, e a força magnética flui através dos pólos. Quando ativado, os ímãs são posicionados por ar comprimido para permitir que as forças magnéticas fluam através dos pólos para o rotor. Durante este processo, fortes correntes em movimentos circulares são geradas e freiam o rotor.

Outro equipamento em exposição será o retarder hidrodinâmico VR 123, desenvolvido para veículos comerciais de porte médio. A Voith Turbo no Brasil é o centro de competência mundial do Grupo Voith para produção exclusiva para o mercado nacional e exportação do equipamento para Alemanha, Índia e Turquia. Trata-se de um equipamento auxiliar de frenagem instalado na saída da transmissão, com torque de frenagem até 1500 Nm. Os retarders Voith podem assumir até 90% das funções de frenagem, reduzindo sensivelmente o desgaste dos freios de serviço, além de mantê-los sempre frios para eventuais frenagens de emergência. A utilização do equipamento aumenta a vida útil dos pneus, transmissão e motor dos veículos.

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