São Paulo, 25 de novembro de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

26/04/2009

Feimafe: MB Ferramentas destaca novo quebra-cavaco

(26/04/2009) – A MB Ferramentas vai apresentar na Feimafe 2009 (de 18 a 23 de maio, no Anhembi) o mais recente desenvolvimento da norte-americana ATI Stellram. Trata-se da “4E Aerospace Turning Geometry”, geometria de quebra-cavaco de metal duro desenvolvido especificamente para a usinagem de componentes aeroespaciais, especialmente os de alto níquel, alto cobalto e ligas à base de titânio.

Disponível na classe SP0819, os insertos com quebra-cavaco 4E utilizam substrato aeroespacial aprovado, contando com cobertura PVD do tipo Nano TiAIN, de alta performance. Segundo Rodolfo Bosqueiro, assistente da diretoria da MB Ferramentas, a geometria 4E combina a nova cobertura superdura com o substrato de metal duro microgrão, o que aumenta significativamente a resistência ao desgaste e ao calor na usinagem de ligas de alta temperatura, proporcionando vida mais longa à ferramenta e maior produtividade.

Outro detalhe apontado por Bosqueiro é o novo desenho de quebra-cavaco reforçado e preciso da 4E, com ação de corte positiva. Essas características, informa, “reduzem dramaticamente os danos na aresta, deixando uma superfície acabada mais lisa e melhor, mantendo a integridade dimensional do componente trabalhado”. Além disso, “por permitir a usinagem de variada gama de materiais (aços inox, ligas á base de titânio, de alto níquel e alto cobalto), favorece a redução de estoques de ferramentas”.

NOVAS CLASSES DE CERÂMICA DA SSANGYONG – A MB Ferramentas também lançará na Feimafe as novas classes em cerâmica SN600 e SZ300, desenvolvidas pela SsangYong Materials, para trabalhar em ferro fundido e aço.

De alta resistência ao desgaste, a classe SN600 (Si3N4) é destinada a trabalhar em altas velocidades com corte interrompido em ferro fundido. Segundo a MB, esta classe permite a utilização de dados de corte elevados na usinagem de ferro fundido cinzento e maleável. Em desbaste, por exemplo, a velocidade pode variar de 150 a 1.100 m/min, com avanço: de 0,3 a 0,8 mm/rev e profundidade de corte < 5 mm. Em acabamento, a velocidade pode variar de 250 a 1.200 m/min, com avanço de 0,15 a 0,4 mm/rev e profundidade de corte < 1 mm.

Na usinagem de ferro fundido resfriado, em desbaste, a velocidade pode ser de 20 a 100 m/min, com avanços de 1,0 a 2,0 mm/rev e profundidade de corte < 5 mm. Em acabamento: velocidade de 60 a 200 m/min; avanço: de 0,5 a 1,0 mm/rev; profundidade de corte: < 1 mm.

Já a classe SZ300 (Al2O3+ZrO2), que se caracteriza pela alta vida útil, destina-se aos trabalhos de acabamento e semi-acabamento em materiais de alta dureza, ferro fundido e aço. Com esta classe pode utilizar os seguintes dados de corte em ferro fundido cinzento (FC) e Aço (45 HRC ou menos): Desbaste: vc de 200 a 700 m/min; avanço: de 0,2 a 0,4 mm/ver; profundidade de corte: de 2 a 5 mm. Em acabamento: velocidade: de 300 a 1.200 m/min. avanço: de 0,05 a 0,3 mm/ver; profundidade de corte: de 0,1 a 0,5 mm.

Além destas novidades, a MB Ferramentas também apresentará na Feimafe blanks de metal duro, da ATI Firth Sterling; brocas e fresas de topo em metal duro da Voisard Tool; e ferramentas de CBN e PCD da ACE Diamond.

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.