(31/07/2016) – Há cerca de 40 anos a Fidia utiliza em seus CNCs o conceito “look ahead “, que permite ao CNC “ver” a trajetória que a ferramenta irá percorrer e assim otimizar a velocidade e a aceleração da máquina. Recentemente, a empresa italiana apresentou o ViMill, que estende esse conceito para o campo da segurança. O ViMill é um pacote de software no qual a função “look ahead” evoluiu e agora permite prever cada possível colisão e assim garantir uma usinagem mais segura.
Totalmente integrado ao CNC Fidia, o ViMill está sempre ativo durante todas as fases de utilização da máquina: execução do percurso da ferramenta, programação manual, ciclo de troca de ferramenta, ciclo de medição e alinhamento da peça, posicionamento dos eixos através do painel ou o volante eletrônico.
Quando o ViMill está funcionamento, o controle Fidia verifica continuamente cada possível condição de colisão entre as partes em movimento da máquina, tais como o cabeçote, a ferramenta, a mesa rotativa ou a fixa, dispositivos de fixação e também os componentes da usinagem como a peça e o sistema de fixação (grampos, morsas, mesas magnéticas etc.). Toda vez que é identificada uma condição de colisão, o controle pára os eixos da máquina e exibe uma mensagem apropriada. O operador pode agir em conformidade e reiniciar a usinagem.
Qual o diferencial do ViMill – A verificação do programa com um simulador offline evita a execução de programas de usinagem que inclui erros formais ou de posicionamento, mas não pode garantir que a usinagem efetiva coincida exatamente com a simulação. Segundo a Fidia, nenhum simulador pode proteger eventuais imprevistos durante da usinagem. Já o ViMill não só informa sobre colisões oriundas de erros de programa como protege a peça que está sendo usinada, os sistemas de fixação e a máquina como um todo, do uso indevido ou erros de digitação durante o funcionamento da máquina. “É aqui onde ViMill faz a diferença: foi concebido, projetado e desenvolvido especificamente neste escopo. ViMill não é só um simulador de processo: ViMill monitora o processo real, controlando o que acontece com a máquina e a parando seja qual for a razão de uma possível colisão”, informa a fabricante.
ViMill pode funcionar tanto em modo offline quando no modo online. Em ambos os casos, o modelo da máquina, da ferramenta e da peça bruta devem ser carregados no ViMill.
Modo offline – No modo offline, o ViMill simula a usinagem, controlando a sintaxe de cada bloco e individualizando cada possível colisão, enquanto na tela é visualizada a usinagem mostrando seu estado de evolução. Neste modo, o usuário pode verificar se o programa de usinagem é coerente com a usinagem prevista. O ViMill offline pode funcionar no CNC FIDIA ou num computador separado.
Modo online – No modo online, o ViMill fica ativo no controle Fidia durante a usinagem. Enquanto o programa é executado, ViMill online verifica uma quantidade adequada de blocos à frente, destacando cada possível colisão com antecedência e parando a máquina para evitar colisões. Com acesso direto aos dados do CNC, o ViMill online é capaz de controlar futuras posições reais da máquina. Estas posições são calculadas com antecedência pela função de look ahead do controle numérico, com base no programa de usinagem e os diversos parâmetros de usinagem, tais como a posição da origem, offset, fatores de escala, ângulos de rotação, comprimento da ferramenta, assim definidos pelo operador. O software baseia suas análises sobre as posições reais da máquina e não como faz um simulador offline que são sobre análises teóricas. Além disso, controla todos os movimentos da máquina comandados mediante programação manual, painel de controle ou volante eletrônico. Neste caso o ViMill online se destaca, porque controla o processo da usinagem, individualizando com antecedência cada possível colisão, seja devido a erro de programação ou de manuseio do CNC ou da máquina.
O ViMill pode ser linkado aos softwares de CAD/CAM. Através de plug-ins, o ViMill conecta-se ao sistema CAD/CAM utilizado para produzir os programas de usinagem e simplificar a geração e carregamento destes modelos. A Fidia desenvolveu os módulos “plug-in” em colaboração com diferentes empresas de CAD/CAM. Permitindo ao ViMill o acesso direto ao banco de dados do sistema CAD/CAM para obter os dados necessários. Os módulos “plug-in” estão disponíveis para os mais diversos sistemas CAD/CAM, enquanto outros podem ser desenvolvidos conforme a necessidade.