São Paulo, 23 de dezembro de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

11/06/2016

Hora de arregaçar as mangas


(*) Alfredo Ferrari

(12/06/2016) – Após quase duas décadas perdidas, em face da desastrosa política cambial aplicada pelo governo passado, que exacerbou as importações em detrimento da produção nacional, provocou-se uma catástrofe na indústria de manufatura e de bens de capital do país. Perdeu-se a capacidade tanto de criar, projetar e inovar, como de produzir e investir.

Por outro lado, constata-se a necessidade de formação de nova força de trabalho para substituir técnicos, mestres, engenheiros, verdadeiros artistas da manufatura que, por terem atingido a idade da aposentadoria, estão deixando de atuar. E esta renovação da força de trabalho para a produção de bens duráveis deverá estar voltada para a assimilação e aplicação das novas tecnologias que vem sendo introduzidas em âmbito mundial. A participação das academias neste processo evolutivo será de fundamental importância para a formação técnica das novas gerações.

O Brasil encontra-se numa situação tão inferiorizada, como apresentada pelos seus índices econômicos, que, em superado este longo período de crise, terá um vasto campo para progredir, reconquistando a posição de destaque internacional que sempre ocupou, tanto na produção de commodities, como na de bens industriais duráveis. Falta ao país incrementar a produção local de bens manufaturados, que agrega valor e colabora com o crescimento do PIB, espaço que foi perdido para os importados. O equilíbrio entre a produção dos produtos primários e a dos manufaturados levará a resultados positivos para a economia do país.

A palavra do momento é "esperança". Esperança de que a atual situação mudará para melhor com as medidas e atuação do novo governo, além dos futuros, após o choque de moralidade e de cultura que o país está a passar e que deverá se perpetuar por um país digno. Esperemos que este movimento se consolide, e de forma rápida, com o apoio da nação e com todos fazendo a sua parte. Chegou a hora de arregaçar as mangas e trabalhar pela nação.

                                           _______________________________

(*) Alfredo Ferrari é Engenheiro Mecânico e vice-presidente da Câmara Setorial de Máquinas-Ferramenta da Abimaq

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.