São Paulo, 23 de dezembro de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

23/01/2016

Meus grandes ídolos na engenharia


(*) Alfredo Ferrari

(24/01/2016) – As minhas grandes paixões na engenharia são a máquina-ferramenta, em particular o torno, e o automóvel, que sempre proporcionaram muita satisfação em minha vida. Ambos me acompanharam por toda minha carreira, desde a época em que terminava o curso de engenharia mecânica e foram determinantes na minha profissão.

Na indústria de máquinas-ferramenta, cito o Sr. Hermann Traub, técnico mecânico alemão, que em 1936 inventou o mundialmente reconhecido torno automático a cames Traub, que revolucionou a produção seriada de peças torneadas, introduzindo os conceitos das guias cilíndricas e da aplicação modular, além de proporcionar um investimento significativamente menor em relação aos tornos automáticos que eram produzidos na época.

Foi um desenvolvimento revolucionário naquela ocasião, tendo sido produzidas até hoje mais de 80.000 máquinas que são ainda utilizadas de forma econômica para produzir grandes séries de peças com geometrias simples. A empresa do Sr. Traub evoluiu nas décadas seguintes, tendo sido uma das pioneiras no desenvolvimento e produção de tornos CNC.

Este torno automático foi introduzido no mercado alemão na década de 1930, justamente quando a Alemanha buscava a produção do carro popular para atender as necessidades do país e poder competir com os Estados Unidos da América e a Inglaterra que estavam bem mais avançados neste segmento, contando com frotas de veículos significativamente maiores. Nessa época, a empresa Ford foi a grande inspiradora para que a Alemanha desenvolvesse o seu carro econômico para a sua população.

E o torno automático do Sr. Traub surgiu exatamente no momento em que a Alemanha dava início à produção em grandes séries do seu carro popular. Por uma exigência do governo alemão, após a primeira guerra mundial, foi colocado o desafio de se produzir o carro popular compacto, eficiente e econômico, que fosse acessível a qualquer cidadão.

Cito a segunda personalidade: o Sr. Ferdinand Porsche, engenheiro austríaco, que assumiu o desafio de desenvolver o “Carro do Povo”. Em 1938, foram apresentados na Alemanha três protótipos que tiveram uma estrondosa aceitação. Desde então, foi criada a empresa Volkswagen, na cidade de Wolfsburg na Alemanha, para produzir em massa o chamado Käfer (Besouro), o nosso Fusca, que atingiu por completo os objetivos do projeto, tornando-se um êxito na Alemanha e no mundo, com seu motor refrigerado a ar, compatível com as condições climáticas da Alemanha. Aliás, foi o meu primeiro carro. Após a segunda guerra mundial, o Sr. Ferdinand Porsche e o seu filho Ferry Porsche, também engenheiro automobilístico, criaram a empresa Porsche que se destaca mundialmente, até hoje, por seus maravilhosos carros esportivos, entre outros modelos, cobiçados pela maioria dos amantes do automobilismo.

Os senhores Traub e Porsche foram duas personalidades que revolucionaram o mundo da engenharia, através da criatividade e do empreendedorismo.

(*) Alfredo Ferrari é Engenheiro Mecânico e Vice-Presidente da Câmara Setorial de Máquina-Ferramenta da Abimaq

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.