(03/05/2015) – Para atender as necessidades dos materiais de difícil usinagem, como titânio, Inconel e outras ligas resistentes ao calor, a TaeguTec lançou as ferramentas T-Burst de refrigeração em alta pressão para operações de ranhuramento, torneamento e corte.
Nas aplicações de ranhuramento, a capacidade para fornecimento de refrigeração em alta pressão possibilita melhor quebra de cavacos, redução dos tempos de usinagem e aumento da vida útil da ferramenta na maioria dos materiais. “Em materiais de difícil usinagem, estas características são bastante vantajosas, pois estes apresentam dificuldade de quebra de cavaco em operações com refrigeração externa convencional em condições de baixos avanços”, diz a empresa em comunicado de imprensa.
De acordo com a fabricante, a linha T-Burst soluciona estes desafios e ajuda os experts em usinagem na obtenção de alta produtividade e baixos custos de fabricação na produção de peças de materiais exóticos sob condições de corte com baixos avanços.
Com a saída de refrigeração localizada no grampo superior, através do canal interno do suporte da ferramenta e diretamente sobre a pastilha, o sistema T-Burst TaeguTec dispara o jato de refrigeração com força e velocidade suficiente para atingir a aresta da pastilha, permitindo assim lubrificação do material e da ferramenta de corte. “O emprego do sistema, além da refrigeração eficaz, possibilita excelente quebra de cavaco e aumento da vida útil da ferramenta, impedindo também a formação de aresta postiça na pastilha”.
A linha T-Burst de alta pressão está disponível em dois tipos de porta-pastilhas para insertos de duas arestas: TTER/L-TB (em hastes de 20 e 25 mm para pastilhas de largura de 3 a 8 mm) e TTER/L-SH-TB (em haste de 12 e 16 mm com o recurso de fixação lateral para rápida troca da pastilha em máquinas tipo cabeçote móvel). Nos porta-pastilhas TQHR/L para insertos Quad Rush de 4 arestas estão disponíveis nas hastes de 12, 16, 20 e 25 mm para profundidade de ranhura ou corte de até 5,2 mm.
As ferramentas T-Burst podem trabalhar com pressão de refrigeração de até 340 bar e conseguem aumentar a vida útil da pastilha comparado com a refrigeração convencional.
Em testes comparativos realizados em materiais de difícil usinagem, contra ferramentas de refrigeração convencional de 10 bar de pressão, conseguiu-se aumento de vida útil na usinagem de Inconel 718 da ordem de 75%. Em teste na usinagem de liga de titânio obteve-se aumento de vida de 400% e em outro teste usinando aço inox, o ganho foi de 50%. A TaeguTec destaca ainda o expressivo aumento de 800% obtido em operação de usinagem de liga de alumínio.
Em teste comparativo realizado em operação de corte com a popular ferramenta Quad Rush, obteve-se aumento de 180% em operação de ranhuramento raso.
Para mais informações: www.taegutec.com