10/05/2008) – A CNC Tecnologia apresenta na Feira da Mecânica o míni torno-fresadora CNC conjugado. O equipamento – capaz de realizar as mesmas operações das máquinas tradicionais, embora com a vantagem de ocupar menor espaço (cerca de 1,5 m²) – é voltado às necessidades das empresas de microusinagem de precisão e às escolas técnicas na formação de mão-de-obra especializada.
José Fernando Perez, diretor Comercial da CNC Tecnologia, aponta a economia como uma das grandes vantagens da máquina. “O investimento na aquisição do equipamento conjugado pode chegar a metade do custo dos equipamentos individualizados de fresa e torno”, afirma, frisando que a máquina utiliza os mesmos componentes que qualquer máquina-ferramenta de qualidade, incluindo CNCs (MCS, Siemens, Fanuc, Fagor etc.), servoacionamentos, guias lineares, fusos de esferas, sistema de lubrificação centralizado, entre outras.
DOIS EM UM – O míni torno-fresadora CNC Conjugado usa recursos de usinagem por torneamento ou fresamento num mesmo equipamento, com alternância de funções de forma simples e rápida. Dois softwares distintos rodam em um único sistema, com linguagem ISO, funções preparatórias e miscelâneas usuais para cada modo de operação.
A CNC Tecnologia também comercializa versões simplificadas do equipamento, com a montagem individual do míni torno CNC ou da míni fresadora CNC. Todas as opções podem ser aplicadas na produção de micropeças para os setores de eletroeletrônica, informática, automotivo, de instrumentos de medição, ortopedia e odontologia, além de outras áreas da microusinagem de alta precisão.