(19/04/2015) – A Atlas Copco completa 60 anos de Brasil em 2015. A companhia sueca, que em 2014 faturou 10 bilhões de euros, tem no Brasil o seu quinto maior mercado do mundo – atrás apenas de EUA, China, Alemanha e Austrália. O faturamento no Brasil responde por 4% dos negócios do grupo.
Além dos 60 anos, a filial brasileira também está comemorando o desempenho obtido no último trimestre, quando conseguiu crescer 2%, apesar da retração da economia nacional. Claes Backlund, vice-presidente da Atlas Copco do Brasil, avalia que esse resultado é fruto das várias aquisições realizadas pelo grupo nos últimos anos e da expansão na área de serviços local: “esse resultado demonstra que cada vez mais a Atlas Copco amplia a sua presença no Brasil e nos incentiva a continuar crescendo e investindo em nossas unidades aqui”.
Com duas fábricas no Brasil, uma de compressores em Barueri e outra da linha Dynapac em Sorocaba, a filial brasileira opera no País com quatro divisões: Compressor Technique, que fornece sistemas de ar comprimido e equipamentos de tratamento de ar e gás; Construction Technique, que produz equipamentos para construção civil, como geradores de energia, torres de iluminação, rompedores hidráulicos, rolos compressores e pavimentadoras; Industrial Technique, que conta com ampla linha de ferramentas elétricas industriais e soluções para montagem industrial; e a Mining and Rock Excavation Technique, fabricante de equipamentos para mineração e escavação de rochas.
Embora as perspectivas para a economia brasileira não sejam muito animadoras, a maioria das divisões da empresa no Brasil têm perspectiva de crescimento em 2015. É o caso da Industrial Technique que cresceu 60% de 2012 a 2014 e estima crescer 17% este ano. Carlos Maia, gerente da divisão, explica que em grande parte esse crescimento se deve à expansão da oferta de soluções da companhia, que realizou sete aquisições de marcas globais nos últimos três anos, entre elas a Henrob, Tentec, RT e Synatec.