Em seu estande na F+M+U, realizada em Joinville, a Bodycote Brasimet destacou o processo Cryo. Tratamento criogênico desenvolvido pela própria empresa, o Cryo altera a estrutura do material, ampliando a tenacidade e a resistência ao desgaste de aços-ferramenta e HSS, proporcionando ainda menor deformação.
Segundo Noel Alves Rodrigues, vendedor técnico da filial de Joinville, esse tratamento é mais indicado para aços rápidos (HSS) e aços-ferramenta para trabalhos a frio e a quente, em punções, matrizes, pentes de laminação de roscas, ferramentas, fresas, brocas e extratores. O processo – que utiliza tecnologias de vácuo e de criogênia – tem como com uma de suas principais vantagens a rapidez: permite trabalhos em metade do tempo dos tratamentos térmicos convencionais.
INVESTIMENTOS NA FILIAL – Rodrigues informou que a Bodycote Brasimet também aproveitou o evento para divulgar que em breve a filial passará a prestar também serviços de tratamento de têmpera por indução, indicado, por exemplo, para parafusos.
A filial de Joinville está completando 13 anos e oferece os serviços de tratamento de têmpera e cementação em fornos de gás, recozimento, tratamento em fornos de vácuo, nitretação e banho de sal. A filial conta ainda com uma unidade de revestimentos, em parceria com a Eifeler GmbH, que hoje oferece quatro tipos de coberturas: Durotin, Durotin Cromo, Durotin C Multi e Durotin Exxtral Plus.