São Paulo, 29 de novembro de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

24/01/2015

Para a Iscar, fuso SpinJet revolucionará usinagem HSM

(25/01/2015) – “Em cada campo, de tempos em tempos, surge um novo divisor de águas. O fuso SpinJet HSM é justamente isso”, assim a Iscar apresenta o novo fuso que permite atingir velocidades de até 50 mil rpm. De acordo com artigo divulgado pela empresa, o SpinJet HSM irá revolucionar a usinagem em altas velocidades. “Ele possibilita a verdadeira usinagem com alta velocidade, com uma fração do custo de uma máquina High Speed, com facilidade de uso, proporcionando economia e aumento de produtividade”.

O artigo lembra que, “quando introduzida pela primeira vez, a usinagem por comando numérico (NC) foi um marco, revolucionando a indústria da usinagem, possibilitando a fabricação de peças com maior rapidez e precisão do que nunca antes atingido. Como resultado, a produção e a produtividade foram drasticamente aumentadas”.

Naquela época, a tecnologia e os equipamentos, como o fuso da máquina, por exemplo, girava mais rápido do que a ferramenta de corte, que era tipicamente produzida em aço-rápido. Com o tempo, outros materiais mais endurecidos foram usados, assim como foi desenvolvido o metal duro submicron. As velocidades cada vez mais altas das ferramentas de corte finalmente ultrapassaram as velocidades dos fusos das máquinas tradicionais. Isso afetou ainda mais as ferramentas com pequenos diâmetros, já que necessitam trabalhar com rotações mais elevadas.

A indústria abordou essa alteração circunstancial, através do desenvolvimento de máquinas de alta velocidade e de fusos auxiliares também com altas velocidades. Mesmo sendo uma tendência óbvia, as máquinas High Speed são caras, ocupam valiosos espaços de chão-de-fábrica e podem muitas vezes ficar ociosas. Fusos auxiliares, quanto mais flexíveis e baratos, acabam gerando problemas de desempenho.

“Aí entra o fuso SpinJet HSM. Com uma tecnologia em fusos avançada e altamente inovadora, proporciona resultados que os fabricantes buscam, tornando-se uma alternativa real ao investimento em máquinas de altas velocidades”, explica o artigo.

SPINJET HSM – O novo fuso da Iscar utiliza pressão de refrigeração entre 20 e 40 bar, para atingir altas velocidades. Com maior pressão da refrigeração, a velocidade do fuso aumenta, chegando até a 50 mil rpm. Em rotações como essa, os fabricantes podem economizar até 70% no tempo de usinagem. Para os fabricantes que optam por velocidades inferiores, dois outros modelos SpinJet possibilitam rotações de até 20 mil ou 30 mil rpm.

Compacto, pode ser manuseado facilmente pelo operador em qualquer máquina de fresamento ou torneamento. É armazenado no magazine da máquina, sendo facilmente acessado e montado com qualquer ferramenta standard. A empresa também fornece o kit SpinJet Plug and Play que inclui um receptor wireless que monitora o rpm, permitindo o acompanhamento da usinagem e intervenção, se necessária.

Desempenho – Testes comparativos de usinagem foram realizados com e sem a utilização do SpinJet e os resultados mostraram aumento significativo de economia no tempo e na vida da ferramenta com a utilização do fuso HSM. Por exemplo, em fresamento de rosca no material SAE 4340, a redução de tempo da peça foi de 70% e resultou num aumento da vida da ferramenta de cerca de 200%. No fresamento de um molde com material V2, o tempo total do ciclo de usinagem foi reduzido em mais de 60% e o tempo do processo de polimento foi cortado pela metade.

Não só os tempos de ciclo foram reduzidos, como também houve economia de energia e de custos, eficiente remoção dos cavacos, aumento da vida da ferramenta e menor desgaste no fuso da máquina.

Aplicações – De acordo com a fabricante, o SpinJet é ideal para operações de acabamento e semiacabamento, incluindo várias aplicações de fresamento, furação, retificação, gravação, chanframento numa ampla gama de materiais. Além disso, as ferramentas com menor diâmetro, necessárias em várias operações, conseguem trabalhar com as velocidades exigidas.

Aqui os programadores CAM entram em cena com um grande caminho, já que as mais eficientes trejetórias de ferramentas que criam, podem se estender ainda mais com a utilização do SpinJet, executando movimentos com altas velocidades, alcançando tempos de ciclos muito mais rápidos.

Qualidade – A Iscar afirma que o SpínJet não sacrifica a precisão aplicando alta velocidade. “Junto com as rotações mais elevadas, a tecnologia da Iscar garante desvios de apenas alguns microns, gerando alta precisão. A usinagem com alta precisão resulta em excelente qualidade de superfície, sendo um especial e importante atributo das peças acabadas”.

Ainda segundo a empresa, o SpinJet agrega velocidade com precisão, resultando em produtos com alta qualidade produzidos de forma rápida. “Com sua tecnologia e desempenho, o SpinJet não só possibilita maior eficiência e flexibilidade na usinagem, como também é uma verdadeira alternativa para evitar investimentos em máquinas com altas velocidades, sendo a chave para significativa economia para os fabricantes”.

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.