(18/01/2015) – A Pramet, especialista em ferramentas de corte intercambiáveis, colocou no mercado mundial nova classe PVD para uso geral nas operações de fresamento. De acordo com a Pramet, a nova classe M8340 – lançada no final de 2014 – representa um desenvolvimento significativo para a linha de pastilhas da marca.
“A classe M8340 é um notável avanço e o resultado de dois anos de pesquisa e desenvolvimento, além de um grande investimento”, informa Karel Tiefenbach, gerente de Produtos Intercambiáveis para Fresamento da Pramet.
Integrante da família Up!Grade, a classe M8340 oferece maior resistência ao desgaste, mantendo desempenho consistente e estabilidade de processo diante de diversas condições de operação. “A combinação do tamanho de grão submícron do substrato com a cobertura PVD de múltiplas camadas aumenta a resistência ao desgaste, principalmente porque previne o início e a propagação de trincas térmicas. Portanto, esta será a classe de ‘primeira escolha’ para maior parte de aplicações gerais, possibilitando um aumento de vida útil da ferramenta e maior eficiência na produção”, explica o gerente.
Projetada inicialmente para fresamento de aços em geral, aços inoxidáveis e sob algumas condições também ferros fundidos, a nova classe – que substituirá a 8240 – estará disponível para cerca de 150 pastilhas intercambiáveis da Pramet. “A M8340 oferece grande versatilidade e confiabilidade operacional – a prova disso é que ela pode ser usada para aplicações com ou sem refrigeração”, acrescenta Tiefenbach
Para coincidir com o lançamento da nova classe, a Pramet anunciou a nova gama de fresas universais a 90°, para fresamento produtivo em diâmetros pequenos.
O inserto ADMX07 foi criado para tornar a família AD mais versátil ao oferecer diâmetros a partir de 10 mm para diversos materiais e aplicações. Disponível em três opções de raios: 0,2; 0,4 e 0,8 mm, o inserto conta com aresta de corte otimizada para usinagem mais suave.
Além disso, há uma versão com haste reduzida que permite alcançar bolsões profundos e áreas de difícil acesso. O corpo da fresa é feito de aço-ferramenta endurecido para aumentar a resistência em condições de usinagem instáveis.
A ADMX07 vem para reforçar as gamas já existentes, ADMX11 e ADMX16, as quais também foram complementadas com novas opções de raio nesta segunda atualização de produtos da Pramet em 2014. Essa nova expansão, que também abrange mais escolhas para usinagem em desbaste (R) e alumínio (FA), amplia bastante a gama de aplicações.
A pastilha ADMX11 é um dos produtos mais vendidos da Pramet, pois conta com uma geometria altamente positiva com baixos esforços de corte, possibilitando seu uso em máquinas de baixa potência e canais especialmente formados para tornar o escoamento de cavacos mais eficiente permitindo, assim, maior produtividade. Solução versátil para aços, aços inoxidáveis, ferros fundidos, titânio, inconel, cobre e alumínio, a ADMX11 confere baixa rugosidade à superfície das peças com a ajuda das novas classes M8340 – para aços e aços inoxidáveis – e M0315 – para materiais não ferrosos.
A Pramet, marca que integra a organização Dormer Pramet, colocou no YouTube um vídeo da nova fresa ADMX07 em operação. Veja em www.youtube.com/pramettv