(02/11/2014) – Operações de torneamento em desbaste se caracterizam por grandes profundidades de corte (4 – 10 mm) e altas taxas de avanço (0,4 – 1,5 mm/rot). Em geral, grandes pastilhas unifaciais são montadas em portas-ferramentas com grampos superiores para resistir ao corte interrompido e altas cargas na usinagem. Segundo a Iscar, o método atual com pastilha unifacial tem a desvantagem de ter um número menor de arestas de corte e a fixação por grampo superior que causa a obstrução e interrupção no fluxo dos cavacos.
Buscando otimizar o processo, a Iscar desenvolveu um alojamento inovador com rabo de andorinha combinado com um mecanismo de fixação por alavanca. O novo sistema proporciona fixação muito firme e rígida da pastilha, eliminando a necessidade de um grampo superior (que pode interferir no fluxo dos cavacos).
A empresa também desenvolveu uma pastilha bifacial para operações de torneamento pesado. Normalmente, as pastilhas bifaciais tipo-G são limitadas no avanço em até 0,5 – 0,6 mm/rot, enquanto que a nova pastilha bifacial com o sistema rabo de andorinha pode trabalhar com avanços de até 1,0 mm/rot, devido a sua aberta e desobstruída configuração de quebra-cavacos.
“Graças ao sistema de fixação rabo de andorinha, não há qualquer interferência e interrupção no fluxo dos cavacos”, destaca a empresa israelense. “As forças de corte tendem a levantar as pastilhas standard, quando fixadas pelo sistema de alavanca convencional. Pastilhas bifaciais com flancos prismáticos rabo de andorinha são mantidas firmemente no alojamento”.
O mecanismo de fixação Dove IQ Turn pode fixar firmemente pastilhas bifaciais através do seu sistema com flancos prismáticos duplo-negativos. O alojamento rabo de andorinha junto com a pastilha com flancos prismáticos previnem o levantamento da pastilha quando as forças de corte são aplicadas.
A pastilha bifacial Dove IQ Turn pode ser usada em condições severas de remoção de cavacos e estão disponíveis em três geometrias: WOMG-R3P-IQ, COMG-R3P-IQ e SOMG-R3P-IQ, desenhada com o novo quebra-cavacos R3P para operações de torneamento em desbaste de aço. O novo sistema permite que a taxa de remoção de material seja 50% superior, quando comparada com as pastilhas bifaciais standard tipo .NMG.
Mais informações em www.iscar.com.br