(20/07/2014) – Com um bem-sucedido histórico em operações de usinagem de aços, a linha Tiger.Tec Silver, da Walter, está sendo expandida para o torneamento de ferros fundidos. Já estão disponíveis no mercado brasileiro as classes WKK10S (ISO K10) e WKK20S (ISO K20), na geometria universal MK5, com uma ação de corte suave e mesmo em operações de corte interrompido.
A classe WKK10S é a primeira escolha para a usinagem com refrigeração. Possui alta resistência ao desgaste em velocidades de corte elevadas e é particularmente adequada para cortes contínuos ou cortes interrompidos curtos. Como aplicação secundária, é possível seu uso em aços temperados com dureza entre 40 e 61 HRC.
A classe WKK20S é universal para usinagem com ou sem refrigeração, atuando bem em cortes interrompidos, furos passantes e cascas de fundição. Uma boa aplicação secundária é a usinagem de aços com resistência à tração de 1000-1400 N/mm2.
De acordo com a Walter, a confiabilidade de processo é a característica-chave das duas novas classes, pois suas propriedades de corte são perfeitamente adequadas à mudança das condições de usinagem, muito frequente em ferro fundido. Os novos insertos Tiger.tec Silver são preparados para o comportamento do material e garante segurança em todas as operações da produção.