(13/07/2014) – A Bondmann, fabricante nacional de produtos químicos, lançou o primeiro fluido refrigerante livre de óleo. O FluidB90 é constituído de um biopolímero de fonte renovável que, quando em contato com a água, transforma-se num biolubrificante. O produto pode ser aplicado em operações de corte, conformação e usinagem de diversos materiais como ferro fundido, aço carbono, aços especiais, aço inox, alumínios, metais amarelos e plásticos de engenharia. O desenvolvimento recebeu em maio o Prêmio CNI de Inovação na Categoria Médias Empresas.
O fluido permite operações livres da emissão de vapores e gases tóxicos, fumaça ou odores característicos da presença de óleos. Atóxico e não-inflamável, o FluidB90 não espuma e também não deixa o piso da fábrica sujo ou escorregadio. Seu índice de biodegradabilidade é superior a 90% para período inferior a 28 dias, enquanto a Norma 310F da OECD (Organization for Economic and Development) exige um mínimo de 60%.
Segundo a fabricante, com as operações mais limpas, graças à ausência de óleo, as máquinas param menos para limpeza ou troca por descontaminação. E ferramenta operando mais significa mais horas de produção. “Alguns clientes da Bondmann Química que já usam o produto relataram ao final de um mês de trabalho terem aumentado sua produtividade entre 25% e 100%. Em casos mais extremos, algumas indústrias chegaram a um ganho de produtividade superior a 150% em ferramental”, informa a empresa em material divulgado à imprensa.
A empresa espera já neste ano aumentar o volume de vendas do produto em 400%. O diretor da empresa diz que esta não é uma tarefa simples. “Não é fácil convencer alguém que trabalha há décadas com um mesmo produto que exista algo melhor no mercado. Mas vamos mostrar que o FluidB90 é sustentável, produtivo, confortável, prático, versátil e sensorial. Ele rompe todos os paradigmas que há muito não eram desafiados na indústria”, afirma William Bond, diretor comercial da Bondmann Química.