(22/06/2014) – A ESAB anuncia o lançamento da versão 1.2 do Columbus III, software de nesting e programação CAD/CAM, otimizado para corte com injeção de água, a laser, com oxicombustível e a plasma. Na nova versão, a funcionalidade CAD agora possui biblioteca de formas padrão que torna mais fácil e rápida a criação de programas de peças através de uma grande coleção de geometrias de peças predefinidas.
A nova versão importa peças de uma montagem existente sem a necessidade de filtros de importação personalizados, proporcionando troca de dados mais eficiente do Columbus com o ERP. A criação de chapas de retalho também foi simplificada.
As três novas configurações de ponte permitem o corte contínuo de contornos externos com uma única perfuração e proporcionam melhores vínculos para pontes de uma peça à outra. Segundo a empresa, permite se obter melhor qualidade de corte, de maneira uniforme, e as marcas de queimado nas transições de ponte são eliminadas. As geometrias de peças resultantes possuem pontes com moldagem negativa, o que simplifica a remoção de peças da armação.
O software aprimora também a qualidade e o custo do corte no chanfrado, mesmo em cortes a plasma com múltiplos passes. Um recurso proporciona uma vista gráfica do curso de deslocamento do sensor de altura. Isto permite ao usuário evitar colisões com peças, chapas ou entalhes, e otimizar o uso do material, pois com a visualização do curso, o sensor de altura se deslocará em relação ao corte.
Mais informações podem ser obtidas em www.esab-cutting.com