(22/06/2014) – A Kennametal lançou classe de insertos para usinagem de ligas resistentes a altas temperaturas. De acordo com a companhia, o inserto para fresamento KCSM30 oferece vida útil 25% superior em comparação a produtos semelhantes. A pastilha é fabricada com substrato de metal duro de grão fino, revestida com PVD de TiAlN para resistência ao desgaste e pode alcançar velocidade de corte de até 70 m/min (230 sfm).
O KCSM30 também está disponível na composição Beyond Blast, que conta com canais de refrigeração integrados que fornecem fluido refrigerante através do inserto para a aresta de corte, sob o cavaco, diminuindo a temperatura e aumentando a produtividade. Além disso, o fluido refrigerante somente é fornecido ao quadrante do inserto que está realizando o corte. “Devido à alta resistência do titânio, o gerenciamento térmico é extremamente importante para a gestão e prolongamento da vida útil da ferramenta”, informa a empresa.
Em texto divulgado à imprensa, a Kennametal comenta a importância dada à nova pastilha. “Devido a sua elevada relação entre peso e resistência, o titânio continua sendo fortemente procurado para componentes de precisão, como pás de turbinas em motores de aeronaves e usinas elétricas e para componentes de estrutura de aeronaves e carros de corrida. As empresas que usinam titânio e outras ligas resistentes a altas temperaturas representam um desafio significativo, ao contrário do que acontece com o fresamento de aços ou alumínio”.
O inserto está disponível para fresamento de face, de cópia e plataformas para esquadrejamento.