São Paulo, 28 de novembro de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

15/03/2014

Index apresenta o novo torno Traub TNK42


(16/03/2014) – A Index está trazendo para o mercado brasileiro o torno Traub TNK42. Com diâmetro de passagem maior (42 mm), o novo modelo substitui o TNK36. Equipado com o comando Traub TX8i-s e o uso de novas tecnologias, possibilita a produção de peças com torneamento até 250 mm de comprimento e peças geometricamente complexas em volumes médios e grandes.

O design vertical da máquina, além de otimizar o escoamento de cavacos, proporciona melhor ergonomia, facilitando as operações de setup. A base para isso é o design vertical do leito da máquina montado em uma base de ferro fundido, com propriedades de amortecimento, o que é um pré-requisito para o corte de alta precisão.

Com dois cabeçotes-revólver, o fuso principal com eixo C e passagem de barras de 42 mm (7.000 rpm, até 29 kW e 65 Nm) e um contrafuso basculante com eixo C para usinagem posterior, o TNK42 oferece altas taxas de produção em apenas 5,5 m² de área ocupada (sem alimentador de barras).

O cabeçote superior possui 10 estações – com cursos em X de 140 mm e Z de 300 mm – que podem ser equipadas com suportes de ferramentas acionados. A indexação do cabeçote possui um eixo NC rotativo com sistema de medição direta sem travamento mecânico, o que permite posicionamento rápido da torre em qualquer ângulo, além do uso de ferramentas múltiplas em cada estação, fazendo com que o cabeçote superior possa ser equipado com até 20 ferramentas.

O eixo Y standard presente nos dois cabeçotes-revólver é gerado pela combinação entre o eixo de indexação do revólver e o eixo C do fuso de trabalho. Através de movimentos combinados junto aos potentes acionamentos das ferramentas (com máx. 5 kW/ 8 Nm/ 12.000 rpm) o TNK42 proporciona amplo curso do eixo Y de +/- 50 mm = 100 mm nos dois cabeçotes para fresar superfícies e ranhuras em peças ou para furos fora de centro.

A fabricante informa ainda que o modelo também pode contar opcionalmente com Sistema “Dual Drive” para o cabeçote superior, com o qual duas transmissões de acionamento separadas aceleram a velocidade da próxima ferramenta enquanto continuam cortando com a ferramenta em uso. A nova ferramenta é então indexada para a posição de usinagem com velocidade máxima. Isso não apenas reduz os tempos secundários de processamento, mas também aumenta a vida útil dos suportes de ferramentas acionadas.

Além de sua função de cabeçote inferior com 9 estações e funcionalidade idêntica ao cabeçote superior, o carro cruzado inferior com curso em X de 140 mm e em Z de 300 mm serve como contrafuso basculante para usinagem posterior de peças. O movimento basculante do contrafuso é alcançado pelo eixo de indexação da torre (eixo H). Portanto, o TNK42 oferece um contrafuso com eixo C que pode ser movimentado em 3 eixos (X, H e Z), permitindo a usinagem no contrafuso a 7.000 rpm (máx. 12 kW e 22,5 Nm) e 42 mm de passagem.

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.