(13/10/2013) – A Sandvik Coromant acaba de lançar no mercado brasileiro o CoroCut QD, novo sistema para cortes e canais profundos. Segundo a empresa, o novo produto é indicado “principalmente para produção em massa em máquinas com alimentação por barra, onde existe uma busca contínua de ferramentas eficientes, com baixos custos e que aumentem a capacidade produtiva”. De vida útil previsível, garante a segurança do processo e assegura a qualidade e a repetibilidade, particularmente nas operações de cortes.
A fabricante informa que introduziu uma gama de soluções que abrange lâminas para corte SL, adaptadores, suportes, ferramentas para peças pequenas (Swiss Tools) e uma nova geração de pastilhas para cortes e canais que atende a essa demanda. “O CoroCut QD compõe a oferta da familia CoroCut e Q-Cut, ampliando as opções para esses processos com uma série de ferramentas flexíveis, simples de usar e fáceis de escolher”, destaca a empresa.
Características – O foco do desenvolvimento do novo conceito e o principal diferencial foram por exemplo o novo material da ferramenta e o desenho das ferramentas para um processo altamente estável. A fixação da ferramenta se dá através de um mecanismo inteligente e ao mesmo tempo simples e fácil de usar. O tip seat da ferramenta possui 20 graus de inclinação e uma trava para suportar altas forças de corte. Pastilhas com 2 mm ou mais de largura apresentam interface com trilho para aumentar a estabilidade.
“No desenvolvimento do CoroCut QD, a atenção voltou-se para a criação de uma nova e atualizada geometria de corte que, ao cortar uma peça, propiciasse forças de corte reduzidas e remoção de material eficiente”, informa o material de divulgação distribuído à imprensa pela Sandvik. “A pastilha deveria ser o mais estreita possível com uma geometria que gerasse cavacos mais estreitos que o canal a fim de proporcionar uma operação de corte com bom controle de cavacos e bom acabamento superficial”.
Junto com o conceito do CoroCut QD estão pastilhas com cinco geometrias para cortes e uma geometria para torneamento, além da opção Tailor Made (Sob Medida) para retificação, em ampla faixa de larguras e tipos de materiais. A cobertura de PVD na pastilha tem melhor adesão, o que melhora a qualidade da aresta de corte e garante tolerâncias ER estreitas.
Mais informações: www.sandvik.coromant.com