(29/09/2013) – A Kennametal fechou acordo definitivo para a compra da ATI Tungsten Materials por US$ 605 milhões. A empresa é um dos principais fabricantes mundiais de pós de tungstênio. A negociação envolve ainda as áreas de ferramentas de metal duro (as marcas Stellram, Landis e Garrison) e a produção de ligas de tungstênio e de metal duro da ATI Firth Sterling.
“A ATI Tungsten Materials traz ativos estratégicos vitais que são um excelente complemento para a Kennametal”, disse Carlos Cardoso, presidente e CEO da Kennametal. Segundo o comunicado divulgado pela empresa, a aquisição está alinhada com sua estratégia de crescimento e permitirá diversificar ainda mais o seu portfólio. “A companhia espera capitalizar os recursos de tecnologia de materiais, engenharia de componentes e ferramentas da ATI para expandir sua presença nos mercados aeroespacial e de energia”.
O comunicado informa também que a negociação permitirá à Kennametal avançar em sua estratégia de equilibrar suprimentos, custos e acesso a matérias-primas, incluindo a obtenção destas a partir de processos de reciclagem. “A aquisição vai acelerar os planos anteriormente anunciados pela Kennametal de expandir a capacidade e desenvolver instalação avançada nos Estados Unidos para a reciclagem de carboneto de tungstênio”.
Integrante do centenário grupo ATI – Allegheny Technologies Incorporated, com sede nos EUA e 14 fábricas no mundo, a divisão de ATI Tungsten Materials conta com 1.175 funcionários e fechou o último exercício com faturamento de US$ 340 milhões. Na linha de ferramentas de corte conta com três linhas de produtos: a Stellram, que fabrica completa linha de ferramentas de metal duro; a Garrison, que produz rebarbadores e abrasivos; e a Landis, sistemas para rosqueamento.