(29/09/2013) – Em 2010, o Ministério do Trabalho e Emprego lançou a NR12 (norma regulatória 12 – segurança no trabalho em máquinas e equipamentos) que define as medidas técnicas obrigatórias para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores e estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho. No entanto, passados mais de dois anos para que as indústrias de adequassem às medidas, ainda são poucas as que conseguem respeitar as diretrizes da norma, devido a vários fatores, incluindo o custo para a implantação de soluções.
A NR12 reforça a necessidade do uso de válvulas de segurança especificas com fluxo cruzado, monitoramento dinâmico e livre de pressão residual para todas as prensas mecânicas excêntricas com freio ou embreagem pneumático, prensas pneumáticas e aplicações similares.
Buscando oferecer ao mercado brasileiro uma solução abrangente para segurança nas fábricas que utilizam processos de prensa automatizada e similares, a Norgren desenvolveu linha de válvulas e silenciadores de segurança que atendem aos requisitos das normas de segurança da legislação brasileira.
De acordo com a empresa, a válvula de segurança chr38ldquo;é essencial em aplicações onde a certeza e velocidade da despressurização do ar comprimido presente no sistema são requisitos críticos para se evitar um acidente e/ou dano ao equipamento em uso”.
A válvula Norgren XSz possui rearme manual ou elétrico que impede acionamento adicional em caso de falha. Em prensas que utilizam freio e embreagem em separado, pode-se utilizar um bloco supervisor de simultaneidade para impedir que a embreagem seja acoplada caso a válvula de freio não atue. Também pode ser colocado em uso um módulo indicador de falha para enviar um sinal elétrico para acionamento específico caso ocorra a falha da válvula.
Características Técnicas das Válvulas Norgren XSz
– Conforme DIN EN ISO 13849-1 (nível de desempenho e, Categoria IV);
– Certificações BG, CSA, OSHA;
– Opções em 3/2 e 5/2 vias com fluxo cruzado;
– Monitoramento interno dinâmico (airlogic);
– Módulo indicador de falha (Tempo de resposta = 500 ms);
– Bloco supervisor de simultaneidade (Tempo de resposta = 120 ms).
Mais informações: www.norgren.com/br/