(18/08/2013) – Integrante do grupo mexicano Simec, a GV do Brasil vai iniciar suas operações no primeiro semestre de 2014. A empresa está investindo R$ 1 bilhão na futura planta que está sendo construída em Pindamonhangaba, no interior de São Paulo e que terá capacidade para produzir 500 mil t/aço anuais.
O anúncio aconteceu durante visita do diretor de Expansão do Grupo Simec, Luiz Garcia Limón, à agência Investe São Paulo. “O Brasil e, principalmente, o Estado de São Paulo apresentam um excelente desenvolvimento econômico. A Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 são uma grande oportunidade para crescermos no Paíschr38rdquo;, disse Limón.
Com cerca de 750 funcionários, a unidade irá produzir vergalhão, fio-máquina e barras para aços de construção mecânica. Instalada em terreno de 1,3 milhão de m², com cerca de 75 mil m² de área construída, a planta brasileira será a primeira do grupo fora da América do Norte. O Grupo Simec possui plantas no México, Estados Unidos e Canadá. Em Pindamonhangaba, serão fabricados produtos para os setores da construção civil, automotivo, naval e industrial.
Grupo Simec – Especializado em siderurgia, o Grupo Simec iniciou suas operações em 1969, em Guadalajara, no México. Hoje, o Grupo Simec é o maior produtor de aço estrutural e especial do México e seus produtos destinam-se aos setores de construção, aeroespacial, mineração, transporte marítimo e automotivo. Possui oito siderúrgicas no México, cinco nos Estados Unidos e uma no Canadá. Ao todo, o grupo conta com 5.100 funcionários espalhados pelas 14 fábricas. A holding ainda conta com o Grupo San, que possui nove empresas, e a Republic Steel, que conta com diversas unidades de produção.