(09/06/2013) – Durante a Feimafe, a Schunk promoveu evento para lançar oficialmente a subsidiária brasileira. No mercado brasileiro desde 2000 através de representantes, a empresa especializada em sistemas de fixação e automação de processos iniciou as operações de seu centro tecnológico em Santo André (SP) em abril passado.
Christopher Nagel, diretor de Vendas Internacionais da empresa alemã, conta que nos anos 1990 a empresa decidiu expandir sua atuação no mundo e hoje mantém filiais em 30 países. “Há tempos temos interesse em nos instalar no Brasil, que concentra grande número de empresas alemãs e onde existe grande potencial para nossos produtos”, disse. “Além disso, importantes parceiros globais da Schunk, como Index e Grob, têm fábricas no Brasil, que conta ainda com grandes fabricantes locais, como a Romi”.
A filial, de acordo com o executivo, atende ao objetivo da empresa de ampliar o suporte e melhorar o atendimento aos clientes locais e, ao mesmo tempo, difundir a tecnologia no mercado brasileiro. “Nossa tecnologia e produtos pode contribuir para aumentar a competitividade das indústrias brasileiras para concorrer com empresas de todo o mundo”, observa.
Segundo Nagel, o mercado está retraído atualmente, mas ao mesmo tempo existem muitas oportunidades para a que a indústria invista em tecnologia. “Já começamos a perceber uma retomada das cotações de negócios e a expectativa é que o segundo semestre será muito melhor em termos de negócios”, disse. “Nossa expectativa é de crescimento de 30 a 40% em relação ao ano passado”.