(05/05/2013) – “Um dos maiores problemas na área de usinagem, sobretudo nas operações de mandrilamento, seja desbaste ou acabamento, é quando se depara com necessidade de uma relação diâmetro x comprimento que extrapola a capacidade estrutural das barras em aço (normalmente 3,5D) para evitar ou absorver as vibrações geradas pelo esforço de corte”, comenta Fábio Caleiros, gerente da Palbit Brasil.
Foi pensando nessa situação, de acordo com o gerente, que a Palbit desenvolveu a linha de barras antivibratórias BAV. “As barras BAV são fabricadas inteiramente em liga sinterizada à base de níquel, tecnologia especialmente desenvolvida para romper o sequenciamento das ondas de vibração, evitando assim a ressonância durante o processo de usinagem, problema que comumente causa a ruptura da aresta de corte do inserto e/ou inviabiliza o acabamento da peça”, explica.
Fabricadas nos diâmetros 20, 25, 32, 40, 50 e 60 mm, com capacidade para furos 10xD, as barras BAV contam com refrigeração interna e sistema de troca rápida das “cabeças”. Estão disponíveis em mais de 8 geometrias de insertos, positivas e negativas.
Maiores informações: www.palbit.pt