(03/03/2013) – A AMF-Industécnica está lançando no mercado brasileiro a ferramenta AMF-Writer, desenvolvida para a marcação permanente de peças usinadas dos mais diferentes materiais como alumínio, titânio, aço, bronze, cobre, latão, plásticos, etc.
A ferramenta foi desenvolvida para trabalhar fixa, de preferência em porta-ferramentas tipo weldon, acoplados no fuso da máquina CNC. A marcação é obtida através de combinação de compressão e de remoção de material.
Com a ponta da agulha especial é criada a gravação, ao deslizar a ponta de uma esfera extremamente rígida. A ferramenta funciona com ou sem a rotação do fuso. De acordo com a empresa, devido ao desenho especial e a um rolamento de apoio de alta qualidade, é possível identificar superfícies ásperas e lisas que possam estar desniveladas entre 3 e 7 mm, sem compensação de altura através do fuso com uma marcação uniforme de elevada qualidade.
A adaptação a diferentes materiais e espessuras e a criação de diferentes profundidades de marcação podem ser progressivamente ajustadas. Na utilização do AMF-Writer em superfícies de aço endurecida a 45 HRC são possíveis distâncias de marcação de mais de 70 km sem desgaste.
A empresa também disponibiliza a AMF- Cleaner para limpeza de peças usinadas, assim como do interior de uma máquina CNC – também fixados em porta-ferramentas tipo weldon e são incorporados no fuso de uma máquina CNC. Segundo a AMF-Industécnica, o novo produto destaca-se pelo baixo custo, economia de tempo e alta durabilidade. “A limpeza minuciosa, sistemática e passível de repetição, assim como a saúde do operador da máquina preservada devido não poluição por névoa, são vantagens comprovadas”.