(16/09/2012) – Se nas operações de usinagem em geral, a utilização do fluido de corte correto é decisiva para o aumento da produtividade. No caso da indústria aeronáutica, na usinagem de peças estruturais compostas de titânio ou inox aeroespacial, a escolha por um fluido de alto desempenho torna-se decisiva na maximização dos custos produtivos, como lembra a Blaser Swisslube.
A usinagem dessas ligas requer “know-how” em todo o processo produtivo, com especial atenção aos parâmetros de corte e vida da ferramenta, com impacto direto no volume de material removido. Para atender a essa demanda, a Blaser desenvolveu o revolucionário Vasco 1000, óleo de base 100% vegetal miscível em água com excelente refrigeração e lubricidade, que oferece superior desempenho, possibilitando aumentar os dados de corte, provendo substanciais ganhos com relação à vida das ferramentas e ao processo como um todo.
O Vasco 1000 foi testado e aprovado pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e é o único produto homologado pela Engenharia da Embraer para usinar ligas metálicas e não-metálicas, independentemente do tipo máquina e parâmetros de usinagem utilizados. “Isso faz hoje do Vasco 1000 um produto Premium, sucesso na cadeia de fornecedores da indústria aeroespacial no mundo inteiro”, afirma a fabricante.