(17/06/2012) – A Starrett está colocando no mercado brasileiro novas máquinas universais de ensaio. Disponíveis em quatro capacidades de carga, são ideais para testes de tração, compressão, flexão, cisalhamento, coeficiente de atrito e cíclico. A série FMS possibilita a fácil execução de testes eficientes de quebra, de sustentação constante, de puxar-empurrar e também de testes que precisam atender normas internacionais como a ASTM, ISO, BS, DIN, entre outras.
As máquinas consistem de uma estrutura de coluna única combinada com um controlador digital série L2 e célula de carga, ambos da Starrett. Segundo a fabricante, o lançamento é uma solução econômica para fabricantes de materiais hospitalares e cirúrgicos por sua capacidade de medir, analisar e coletar dados para então exportar para as aplicações de controle de qualidade ou para uma rede de dados.
Também é indicado para fabricantes de embalagens e de componentes. No primeiro caso porque realiza testes de carga máxima, de força de esmagamento e de força de vedação. No segundo porque determina as forças de quebra e as características da amostra dos valores de limite tanto de extensão quanto de carga, mostrando a capacidade destes componentes em atender a sua aplicação prevista.
A série FMS é eficiente na redução de custos de fabricação, pois aprimora o rendimento do processo e permite melhorar a utilização de recursos.