(17/06/2012) – Uma excelente quebra de cavacos é essencial na operação de mandrilamento, principalmente quando o desenho da peça exige precisão na cilindricidade. A Walter desenvolveu a geometria E47 como solução para este tipo de aplicação.
Em geral, os insertos intercambiáveis são desenvolvidos para atender ampla gama de aplicações. No entanto, isso tem pode ter efeito negativo no mandrilamento de precisão, pois para atender a uma demanda abrangente, no projeto da geometria de quebra-cavacos são descartadas uma série de características específicas para esta aplicação. Uma aresta curvilínea, por exemplo, necessária nos insertos de torneamento, gera uma superfície também curvilínea quando entra em contato com a face da peça, na usinagem de diâmetros escalonados.
A geometria E47 foi desenvolvida especificamente para mandrilamento. No projeto, os engenheiros concentraram os esforços para criar uma geometria que oferecesse excelente formação, quebra e escoamento do cavaco em situações de mandrilamento. O formador de cavacos tem geometria variável, que permite aplicação em profundidades de corte distintas e, de acordo com o formato básico do inserto, é possível trabalhar até em profundidades de corte relativamente elevados no mandrilamento, de 2.5 a 6.3mm, sem prejudicar a formação e o escoamento de cavacos.
Sua aresta retilínea, exclusiva, elimina os desvios de forma na usinagem de diâmetros escalonados. Segundo a Walter, a variação de diâmetros (típicas no desbaste de furos pré-fundidos) também é tarefa fácil para a geometria E47, além do que a geometria também apresenta um bom comportamento na usinagem de furos com corte interrompido.
A Walter fornece esta geometria de quebra-cavacos nos insertos com formato básico CC, WC e SC, em variados tamanhos e com diferentes raios de canto. Para o material de corte, a Walter utilizou as classes Tiger.tec: WSM20 e WSM30 para uso em materiais ISO S e ISO M; WPP20, para uso em materiais ISO P e ISO K. Em combinação com os chanfros de proteção da aresta, adequados para cada tipo de material, a Walter garante a máxima vida útil do inserto.
Os insertos com geometria E47 podem ser aplicados em conjunto com sistema de cabeçotes de mandrilar Walter Boring Medium (diâmetros de 20 a 153 mm) e Walter Boring Maxi (diâmetros de 150 a 640 mm), além de soluções especiais. Além desta aplicação, a geometria E47 também pode ser aplicada no torneamento, principalmente na usinagem interna, em virtude do excelente formador de cavacos (possibilitando redução de número de itens de inventário).