(10/04/2025) – A indústria brasileira está vivendo uma transformação. A busca por inovação, redução de custos e aumento de produtividade está levando fabricantes de máquinas (OEMs) no Brasil a adotarem tecnologias avançadas, já consolidadas em países líderes industriais.
A Mectrol Hiwin tem contribuído nessa revolução através do fornecimento de motores lineares junto a fabricantes de máquinas e equipamentos dos mais diversos segmentos, a tecnologia utiliza o mesmo princípio de eletromagnetismo aplicado em trens de alta velocidade.
E por que os motores lineares são revolucionários? Segundo a empresa, entre outros motivos, porque elimina o atrito entre componentes mecânicos, reduz a manutenção periódica, oferece velocidades de até 140 m/s, alta precisão, força de pico de até 20.000 N e acelerações de até 10 G.
Com o objetivo de demonstrar na prática estes benefícios, a Mectrol Hiwin preparou uma série de cases de sucessos de empresas que adotaram o motor linear.
Case 1: AGMAQ
A Agmaq, de Ribeirão Preto (SP), fabricante de máquinas CNC para corte de vidros, foi uma das primeiras a adotar o motor linear Hiwin série Ironcore em seus equipamentos. Os resultados obtidos: alta precisão de posicionamento no corte; redução do tempo de montagem, eliminação de componentes complicados para ajuste da montagem mecânica, como pinhão, cremalheira, redutores e correias; máquinas com design mais compacto e montagem mais rápida, graças à simplificação mecânica e livres de manutenção periódica; conceito de sustentabilidade com a utilização das guias lineares Hiwin com sistema de autolubrificação.
“Estamos satisfeitos com a parceria com a Mectrol Hiwin. O conhecimento técnico aplicado nas fases de desenvolvimento e aplicação em nossos projetos nos permitiu fabricar máquinas de corte de vidro inovadoras e com competitividade internacional”, afirma Joel Martins Dias, diretor da Agmaq.
[Para conferir o vídeo do case do Motor Linear na Agmaq Clique Aqui]
Case 2: MULTIBLOW
A Multiblow, fabricante de sopradoras de plástico, de Osasco (SP), está sendo pioneira na adoção de motores lineares Hiwin série LMSSA no mercado nacional de sopradoras, aplicando a tecnologia no sistema de retirada de frascos pós-sopro, tornando os processos mais enxutos, substituindo um método antigo que exigia diversas peças usinadas e montagem complexa.
Dentre outros ganhos de competitividade, a empresa destaca: eliminação de 80% dos componentes mecânicos, pneumáticos, elétricos, esteira, cabos, peças usinadas, tempo de montagem e praticamente toda a necessidade de manutenção; maior velocidade e precisão na operação da máquina; redução significativa no custo de fabricação com a nova solução; tempo de montagem reduzido consideravelmente, otimizando a produção; menor necessidade de hora máquina e hora homem, aumentando a eficiência; manutenção reduzida para quase zero, proporcionando maior confiabilidade.
“A diferença é absurda. Antes, perdíamos um dia só para montar o sistema convencional. Agora, com o motor linear, em menos de 2 horas a máquina está pronta para operar com muito mais eficiência e trazendo ganhos impressionantes de eficiência, produtividade e redução de custos”, afirma André Fonseca, gerente Comercial da Multiblow.
[Para conferir o vídeo do case do Motor Linear na Multiblow Clique Aqui]
Case 3: RIZON
A Rizon, de Londrina (PR), referência em fabricação nacional em Routers CNC, fresadoras, mesas de corte, laser e dobradeira de acrílico, prepara-se para lançar um novo modelo equipado com motor linear Hiwin, consolidando-se como pioneira em tecnologia de ponta no segmento gráfico e de comunicação visual.
Além do diferencial competitivo, as novas máquinas oferecem: precisão inigualável – ideal para aplicações críticas no mercado gráfico, comunicação visual e corte de materiais como MDF, acrílico, ACM e compostos; velocidade elevada, já que o modelo anterior atingia até 1 m/s, agora alcança 2,5 m/s; manutenção reduzida a quase zero (sem atrito ou desgaste de peças mecânicas); tecnologia futuro-proof, alinhada às tendências globais da Indústria 4.0.
“Esta não é apenas uma máquina, mas uma inovação que redefine a produtividade no mercado gráfico e de comunicação visual. Desenvolvida no Brasil com tecnologia dos motores lineares Hiwin, ela está pronta para surpreender o setor com desempenho e confiabilidade de nível mundial”, afirma José Carlos de Almeida, diretor Comercial da Rizon.
[Para conferir o vídeo do case do Motor Linear na Rizon Clique Aqui]
Case 4: EMT
A EMT, de Caxias do Sul (RS), fabricante de equipamentos para dobra, conformação e corte de tubos, está elevando seu patamar tecnológico com a adoção de motores lineares Hiwin em seus alimentadores de barras. A inovação trouxe ganhos em velocidade, precisão e eficiência para operações automáticas como: conformação, furação e curvamento de tubos.
De acordo com empresa, a tecnologia Motor Linear Hiwin em comparação com sistemas pneumáticos trouxe um salto de desempenho, e resultou em: aumento de 17% na produção: 460 peças/hora (sistema pneumático) -> 540 peças/hora (motor linear); movimento linear preciso, com eliminação de vibrações e desalinhamentos típicos de sistemas pneumáticos; manutenção reduzida: Sem componentes sujeitos a desgaste (como válvulas ou cilindros)
“A tecnologia HIWIN nos permitiu oferecer máquinas com lifetime estendido e operação livre de falhas, reforçando nossa reputação no mercado”, afirma Castilhos Rogelio Tolfo, diretor geral da EMT.
O motor linear chegou para ficar – “A tecnologia comprova ser muito mais que uma tendência. É a solução para quem busca inovação, produtividade, redução custos e se destacar no mercado competitivo, o futuro da movimentação linear já está no Brasil, e ele é o motor linear”, afirma Joaquim Mendes Junior, CEO da Mectrol Hiwin Brasil.
Seja em aplicações de corte, dobra, usinagem ou outros processos, a Mectrol Hiwin disponibiliza uma equipe de engenharia de inovação responsável pelo desenvolvimento de projetos com motores lineares e auxiliar na integração desta solução em projetos personalizados. Para entrar em contato com a empresa Clique Aqui