(31/03/2025) – A Tupy anunciou na semana passada que será responsável pelo desenvolvimento e produção de componentes estruturais para caminhões extrapesados 13 litros para duas montadoras que, em conjunto, detêm cerca de 50% do mercado brasileiro nesta categoria.
Um dos projetos contempla fundição, usinagem e pré-montagem de cabeçote de motor, e terá início em 2027.
O outro contrato, com produção a partir de 2028, é referente à fabricação de bloco que será utilizado nas gerações mais recentes de um dos motores mais vendidos no mundo.
A estimativa é que, quando alcançarem todo o potencial contratado, esses acordos gerem receitas adicionais de R$ 250 milhões por ano. Todos os serviços serão realizados no Brasil, com à substituição de peças importadas da Europa, o que contribui para o aumento do conteúdo local dos veículos.
“Ambos os projetos refletem a confiança das montadoras na excelência dos serviços oferecidos e nossa capacidade de agregar valor. Hoje, a Tupy é uma companhia singular no mercado, que reúne em um só fornecedor serviços de fundição, usinagem, montagem, validação técnica e atividades de engenharia associadas”, comenta Fernando de Rizzo, CEO da Tupy.
Tupy – Com fábricas Brasil em Joinville (SC), Betim (MG) e em São Paulo (SP), e, no exterior, nas cidades de Aveiro, em Portugal, e em Saltillo e Ramos Arizpe, no México, a Tupy desenvolve e produz componentes estruturais em ferro fundido de alta complexidade geométrica e metalúrgica.
A empresa fabrica produtos customizados para os grandes players globais, como blocos, cabeçotes de motor e peças de engenharia. Na área de usinagem, onde atua desde 1996, a Tupy dispõe de 240 centros de usinagem e mais de 375 equipamentos especiais no Brasil e no México. Toda a engenharia do processo de usinagem é feita na companhia por mais de 30 engenheiros especializados no Brasil e no México.