(31/03/2025) – Para comemorar seus 30 anos de Brasil, completados no último dia 22 de março, a Iscar decidiu promover um evento técnico. Mais de 650 profissionais do setor de usinagem compareceram ao evento realizado no Teatro Santander, em São Paulo (SP), onde foram apresentadas em detalhes as mais recentes novidades da empresa.
Segundo Leonardo Barbosa, presidente da Iscar do Brasil, a decisão de comemorar a passagem dos 30 anos com um evento técnico se deve ao fato de que a empresa “pretendia não só celebrar e agradecer aos clientes, mas também queria oferecer uma contribuição à indústria brasileira, para que se torne cada vez mais próspera e produtiva”.
Ou seja, além de confraternizar com os clientes, a Iscar do Brasil queria que os participantes saíssem do evento com ideias, informações e novidades capazes de contribuir para melhorar a produtividade e a competitividade de suas empresas.
“Para tanto, nada melhor que trazer para apresentar deste evento aquele que para mim é um ícone do mercado mundial de ferramentas de corte: Jacob Harpaz, presidente e CEO do IMC Group. Não conheço outra pessoa no mercado mundial de ferramentas que esteja há mais tempo nessa posição de comando de uma grande empresa”, comenta Barbosa.
Tendências – Além de detalhar as novidades da empresa, Harpaz abordou as tendências do mercado de usinagem. Ao longo das apresentações das novidades nas áreas de torneamento, fresamento, furação e corte e canal, o executivo realçou em diversas oportunidades a importância da refrigeração no ponto de corte, os benefícios da redução da vibração, redução de set-up, entre outros.
Destacou ainda vários desenvolvimentos em novos materiais da Iscar. Entre eles, a diversificação do uso da cerâmica para a usinagem de outros materiais, além do tradicional ferro fundido. Com suas pesquisas e desenvolvimentos, a Iscar tem progredido na usinagem de ligas de altas temperaturas com materiais cerâmicos.
“Destaque ainda para os avanços nas áreas de PCD e CBN, a partir de investimentos que o grupo tem realizado nas empresas adquiridas pelo IMC Group nos últimos anos”, informa Barbosa.
Torneamento Multidirecional – O presidente da Iscar do Brasil ressaltou ainda os investimentos realizados na linha de torneamento, com o desenvolvimento de novos produtos e novas classes. Um dos destaques era o torneamento multidirecional, tecnologia que possibilita a usinagem em todas as direções, representado pelos lançamentos de 2 linhas de produtos: a QuickTurn, com seis arestas de corte, e QuickTLock, com três arestas de corte.
De acordo com Barbosa, os investimentos em P&D e a inovação contínua foram e têm sido fundamentais para a Iscar ter alcançado a posição que ocupa hoje no mercado mundial de ferramentas. “Um exemplo é a linha de corte e canal onde mantemos a liderança há vários, em especial após o lançamento da família Penta há cerca de 10 anos”, diz. “Pois mesmo nessa linha seguimos investindo pesado, tanto que estamos apresentando agora uma nova revolução nesse segmento, com o lançamento da Quick Penta”.
A nova pastilha para corte e canal Quick Penta, entre outras vantagens, possibilita redução de até 25% do tempo na montagem. Segundo Harpaz, isto é obtido “graças a um revolucionário mecanismo de fixação Safe Lock, de fixação rápida e estável, com o qual a pastilha não precisa ser removida para a troca da aresta”. A linha também passou a contar com tamanhos menores, a partir de 1,5 mm até 3 mm e para profundidades de corte de até 12,7 mm. “Trata-se de uma ferramenta singular e que ainda é multifuncional, permitindo o uso em operações de corte, canal e torneamento lateral”.