(27/03/2025) – Nesta quarta-feira, 26 de março, faleceu Stef Wertheimer, fundador da Iscar, aos 98 anos. Wertheimer nasceu em 16 de julho de 1926, na Alemanha, e em 1937 fugiu com sua família para a Palestina para escapar do nazismo.
Sua carreira empresarial teve início em 1952, quando abriu seu próprio negócio no quintal de sua casa em Nahariya: uma pequena oficina para a fabricação de ferramentas, já com o nome de Iscar (Israel Carbides).
A empresa rapidamente se tornou um sucesso e atraiu o interesse da Discount Investments, que mais tarde se tornou um investidor minoritário na empresa. Hoje, a Iscar é uma das maiores fabricantes mundiais de ferramentas de corte de metal duro, com filiais em inúmeros países, empregando mais de 5 mil pessoas.
Em 1968, como parte dos esforços israelenses para superar o embargo de armas francês após a Guerra dos Seis Dias, Wertheimer fundou a Iscar Blades, que mais tarde se tornou a Blades Technology, fabricante de lâminas e palhetas para motores a jato e turbinas a gás industriais. Em 2014, esta empresa foi vendida à fabricante de motores a jato Pratt & Whitney.
Em maio de 2006, a Berkshire Hathaway, de Warren Buffet, comprou 80% da Iscar Metalworking Company por US$ 4 bilhões. Em maio de 2013, Buffett comprou os restantes 20% da Iscar por US$ 2,05 bilhões.
Após a notícia de seu falecimento, o presidente israelense Isaac Herzog divulgou nota à imprensa: “Wertheimer foi um empreendedor e industrial pioneiro, que deixou uma marca na economia israelense e foi um dos primeiros a colocar a indústria azul e branca [as cores da bandeira de Israel] no cenário mundial”
Wertheimer era casado, tinha quatro filhos e morava em Tel Aviv.