(20/03/2025) – A Volvo começou a exportar caminhões do Brasil para o México, país que passou a ser responsabilidade comercial do Grupo Volvo América Latina.
A princípio, serão exportados os modelos FH e VM, em configurações diversas, já que o mercado mexicano está gradativamente mudando para caminhões de cabine avançada, abrindo, assim, boas oportunidades para os modelos que a marca produz no Brasil.
Em 2024, a Volvo cresceu 18% sobre o ano anterior, c0m 23.185 veículos emplacados. Para 2025, no entanto, a marca prevê um mercado menor, para todas as marcas de caminhões no Brasil.
De acordo com Wilson Lirmann, presidente da Volvo na América Latina, desde o último trimestre do ano passado está sendo observada certa cautela dos transportadores do país em novas aquisições.
“Mesmo com indicadores positivos sobre safra e PIB, as elevadas taxas de juros têm freado os negócios na indústria de caminhões no Brasil. Mas esse é um mercado cíclico, com altas e baixas ao longo dos anos”, diz Lirmann.
No ano passado, a Volvo foi novamente líder na soma dos segmentos de caminhões semipesados e pesados no Brasil. Foram 23.185 veículos emplacados, crescimento de 18% sobre 2023, assegurando à marca um market share de 23,7%.
O FH 540 foi o caminhão mais vendido do Brasil, pela sexta vez consecutiva, com 7.765 emplacamentos. Entre os pesados, o segundo lugar também ficou com um FH, o 460, com 4.956 licenciamentos.
Considerando apenas a classe de pesados, a Volvo emplacou 18.838 unidades, o que lhe garantiu crescimento de 20% sobre 2023 e exatos 30% de market share.
Outro destaque da marca foi a linha de caminhões VM, que teve 7.462 emplacamentos. O Volvo VM 290 foi o modelo líder em vendas do país no segmento de semipesados, com 4.026 unidades.
O desempenho nas exportações para a América Latina também foi positivo em 2024. No Peru, foram entregues 2.064 caminhões, mercado onde a marca há anos mantém liderança absoluta, com 24% de market share no último exercício.
Já no Chile, a Volvo entregou 1.260 veículos, o que garantiu 17% de participação. Somando as entregas do Brasil (maior mercado da região) e dos demais países do continente, ao todo a Volvo entregou 27.111 caminhões na América Latina, um crescimento de 15%.