(08/04/2012) – A necessidade de alta segurança de processo em usinagens de alto desempenho tem aumentado a demanda de ferramentas com o sistema de fixação Haimer Safe-Lock. Segundo a Walter, “esta solução proporciona fixação extremamente firme para a ferramenta”. Para tanto, as fresas precisam ter canais em espiral na haste.
Em processos de usinagem de alto desempenho, com rotações extremamente altas e elevados esforços extração (ferramenta-adaptador), a ferramenta apresenta elevada tendência ao microdeslizamento. Os adaptadores convencionais não são capazes de evitar este efeito, nem mesmo quando elevado torque de fixação.
Segundo a fabricante, com a interface Safe-Lock é diferente. Além do atrito fixação-ferramenta, comum em todos os adaptadores, elementos específicos do sistema asseguram um travamento geométrico. Os canais em espiral na haste da ferramenta se encaixam perfeitamente nos elementos do sistema. As fresas de metal duro inteiriço Walter Prototyp podem ser fornecidas com estes canais em espiral, para a versão de Safe-Lock adequada, através dos serviços Walter Xpress. Este serviço foi criado para que ferramentas específicas sejam fabricadas, no máximo, em duas semanas.
A utilização da interface Safe-Lock e a consequente eliminação do microdeslizamento permite ao usuário aplicar os mais elevados parâmetros de corte e explorar situações de máxima eficiência, em custo e produtividade, que o conjunto máquina+ferramenta pode oferecer e isto se aplica tanto no desbaste quanto no acabamento.
A fixação mais segura também gera uma maior vida útil e melhora a precisão da peça usinada. Danos à peça ou à ferramenta, causados pelo microdeslizamento podem ser evitados. A interface tem um amplo campo de aplicação, principalmente em casos de peças com elevada precisão e de alto valor, regularmente encontradas na indústria aeroespacial, indústria de geração de energia e em moldes de injeção e em algumas aplicações específicas na engenharia geral.