São Paulo, 22 de dezembro de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

14/12/2024

Cercena investe em inovação e pretende crescer 30% em 2025

(15/12/2024) – Nos últimos três anos, a Cercena Indústria Metalúrgica, sediada em Erechim, no Rio Grande do Sul, investiu mais de R$ 50 milhões na modernização e expansão de sua capacidade produtiva. Há quase seis décadas no mercado, a empresa fornece peças usinadas em ferro fundido e nodular para diversos segmentos, entre eles o agrícola, o rodoviário e o de linha amarela. A companhia também atende o nicho de reposição de peças com produtos próprios, como cubos de rodas e discos de freio.

Hoje, a Cercena tem capacidade mensal de fundição de 2.400 toneladas, usinando 70% do volume fundido. Para tanto, o seu setor de usinagem opera em três turnos e conta com 46 máquinas no chão de fábrica. De acordo com Juarez Cercena, presidente da empresa, parte significativa do montante investido foi destinada à aquisição de equipamentos de ponta, como a máquina multitarefas Okuma Multus U3000.

“Essa máquina de cinco eixos é equipada com spindle, sub spindle e recursos de automação, permitindo a produção de peças complexas como carcaças, tampas, flanges e suportes para sistemas de transmissão, embreagem e direção”, explica.

Outras aquisições incluem centros de torneamento de torre dupla, equipados com ferramentas acionadas, contraponto, troca rápida de castanhas, porta-ferramentas BMT com fixação Capto e detecção de peças via Air Check. Para a produção de cubos de roda, novos tornos verticais também foram incorporados à fábrica. Atualmente, a produção mensal deste item é de aproximadamente 20 mil unidades.

A empresa também aprimorou os processos com tecnologias como apalpadores para medição em máquina, preset para ferramentas de corte, troca rápida de dispositivos com o sistema Vero-S da Schunk e o uso de ferramentas especiais de cerâmica e CBN. Além disso, a programação avançada com o uso de variáveis e software CAM com 16 pós-processadores aumentou significativamente a eficiência no desenvolvimento de peças e a assertividade na programação das máquinas.

Focada na qualidade e na precisão de seus projetos, a Cercena conta com um laboratório dimensional equipado com uma máquina tridimensional CNC Renishaw Agility, com um cabeçote REVO de cinco eixos e um perfilômetro CNC, da Mahr. Segundo Jonathan Todeschini da Cruz, gerente de Engenharia, o uso de softwares CAM avançados e variáveis na programação das máquinas tornou o desenvolvimento de peças mais eficiente e assertivo.

Expansão – A Cercena tem como objetivo ampliar a sua carteira de clientes na área de máquinas para construção civil no Brasil. Além disso, almeja aumentar suas exportações. Nos mercados em que já está inserida, a companhia prevê um crescimento médio de 5 a 10%. “Devido aos novos negócios e parcerias desenvolvidas ao longo de 2024, para o ano de 2025 visamos um crescimento acima do mercado, de 30%”, conclui Gabriel Muller, gerente comercial da empresa.

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.