(08/12/2024) – A BYD promoveu na semana passada uma visita de autoridades e jornalistas às obras da fábrica que está montando em Camaçari, na Bahia. No evento, Stella Li, CEO da BYD Américas, anunciou que a empresa irá produzir na futura fábrica um motor flex para os seus veículos híbridos e que serão contratados 10 mil trabalhadores entre janeiro e agosto de 2025.
De acordo com a empresa, o novo motor flex para híbridos será um marco na mobilidade. “Essa tecnologia inovadora combina o etanol, um combustível verde amplamente produzido no Brasil, com a eletricidade, oferecendo uma solução sustentável e adaptada ao mercado local”, destaca a empresa.
Ainda segundo a montadora, além de aproveitar o potencial do etanol, o motor flex da BYD também melhora a eficiência do veículo, reduzindo a diferença de rendimento em relação à gasolina e garantindo um desempenho superior em diversas condições.
O projeto contou com a participação de mais de 100 engenheiros chineses e brasileiros, reforçando a cooperação entre os dois países e o desenvolvimento de tecnologias que unem inovação e sustentabilidade.
Centro de Pesquisa e Desenvolvimento – “A BYD está transformando Camaçari no Vale do Silício da América Latina”, afirmou Stella Li. “Estamos construindo um grande centro de P&D, treinando engenheiros e técnicos locais para liderarem em inovação. E isso é apenas o começo”.
“Com a contratação de 10 mil trabalhadores, estamos não apenas impulsionando a economia local, mas também contribuindo para o desenvolvimento de uma cadeia de valor mais verde e eficiente”, acrescentou a executiva.
A partir de janeiro, a BYD anunciará os detalhes de um programa de contratações que promete movimentar profissionais da Bahia e de outros estados. O cronograma prevê a abertura de 2 mil vagas em janeiro, 3 mil em maio e 5 mil em agosto. Os novos colaboradores serão integrados a diversas áreas da nova fábrica.
Primeiros Modelos – A montadora anunciou também os dois primeiros modelos que serão fabricados no Brasil. O BYD Song Pro será um dos destaques do portfólio nacional, equipado com um motor 1.5 flex que combina gasolina e etanol. A tecnologia, baseada na plataforma DM-i, alia eficiência energética e desempenho superior, com preços competitivos em relação aos veículos tradicionais.
“Estamos entusiasmados em produzir no Brasil o primeiro SUV híbrido plug-in flex, uma inovação que combina tecnologia de ponta e sustentabilidade. Com o início da produção em Camaçari, o complexo posiciona o Nordeste como um polo estratégico de inovação, sendo referência para a América Latina”, completa Alexandre Baldy.
Outra novidade é que o BYD Dolphin Mini, o carro 100% elétrico mais vendido do país, será o segundo modelo a ser produzido em Camaçari. Versátil, tecnológico e muito econômico, o modelo conquistou os brasileiros.
Evolução das obras – As obras da fábrica, que começaram há cerca de nove meses, estão em ritmo acelerado. A fase 1.1 do projeto engloba o galpão para a montagem dos carros no sistema SKD (Semi Knocked Down), a fábrica de inspeção final e as pistas de teste de velocidade e obstáculos. A conclusão desta fase está prevista para começar após o carnaval de 2025.
Em seguida, as obras vão se concentrar na fase 1.2, que contempla a produção completa de veículos elétricos e híbridos e terá 28 novas edificações e 2 pátios. A produção plena dos modelos deve começar ainda em 2025.
A nova planta terá capacidade para produzir até 150 mil veículos por ano na primeira fase de operação e 300 mil unidades na segunda fase.