(08/12/2024) – Um dos brinquedos mais icônicos do mundo, o Cubo Mágico – conhecido internacionalmente como Rubik’s Cube – ganhou uma nova versão em miniatura de apenas 5 mm. Considerado o menor cubo mágico do mundo, ele foi produzido pela empresa japonesa Iriso Precision, a pedido da fabricante de brinquedos também japonesa MegaHouse (sob licença da Spin Master Toys UK Ltd.).
“O Cubo Mágico de 5 milímetros é o resultado de uma trindade, composta de máquinas, ferramentas de corte e a paixão dos jogadores”, disse Kiyokazu Saito, presidente da Iriso Precision, empresa especializada na produção de micropeças e em usinagem de ultraprecisão.
Saito informa que para produzir a peça, em alumínio, foi utilizado um centro de usinagem vertical de 5 eixos DMU50, da DMG Mori. As ferramentas, com diâmetro extremamente pequeno, foram fabricadas pela Nissin Tools (NB Tools).
“Usinamos cada peça usando tecnologia de microcorte com precisão submícron. A ferramenta usada para cortar o formato do corpo principal tem aproximadamente 1 mm de diâmetro, enquanto outra com diâmetro de cerca de 0,02 mm foi usada para gravar o logotipo “RUBIK’S”, que de tão minúsculo é difícil de ler a olho nu, mas cada letra está claramente gravada”, explica.
O quebra-cabeça pesa apenas 0,3 gramas e tem cerca de um milésimo do tamanho do Cubo Mágico original, que mede cerca 5,7 cm. Cada lado dos nove quadrados nas seis faces do cubo mede apenas 1,6 mm (cerca de 0,06 polegadas).
O míni Cubo Mágico é totalmente funcional, embora – por ser tão minúsculo – exija uma pinça para ser utilizado. “Criar um Cubo Mágico de 5 mm requer um alto nível de habilidade para montá-lo. O núcleo interno possui uma estrutura que permite que cada um dos seis quadrados gire livremente, como um Cubo Mágico normal”, informa Saito. “Além do corte preciso das micropeças, desenvolvemos nossa própria tecnologia avançada de montagem para montar o produto”.
Segundo informações na imprensa, o Guiness World Records já reconheceu este modelo como o menor quebra-cabeças giratório do mundo, superando o recorde anterior do britânico Tony Fisher, de 2016, com sua versão de 5,6 mm.
A MegaHouse deu início à pré-venda do míni Cubo Mágico e as entregas estão previstas para abril do próximo ano. Porém, o preço do brinquedo sugere que será um item apenas para colecionadores. No site, o valor estabelecido é de míseros 777.777 ienes ou cera de US$ 5.320.
Criado em 1974, o Rubik’s Cube, foi desenvolvido pelo inventor húngaro Ernő Rubik. Até 2020, quando se comemorou os 40 anos de lançamento do quebra-cabeça giratório, estimava-se que já haviam sido vendidos 500 milhões de cubos mágicos.