(01/12/2024) – A WEG anunciou, na terça-feira passada, a aquisição da Reivax, de Santa Catarina, fabricante de sistemas de controle para geração de energia, dias após informar ao mercado que estava ampliando a capacidade de produção de sua fábrica de motores de alta tensão na China.
Fundada em 1987, a Reivax é uma empresa consolidada no mercado de sistemas de controle em geração de energia, com atuação nos segmentos hidrelétrico, fotovoltaico, eólico, termelétrico, subestações e industrial. Além do Brasil, a Reivax tem atuação global, sendo referência na América Latina e com sólida presença na América do Norte, bem como vendas consistentes em locais como Índia, Europa e sudeste asiático.
A matriz da empresa está localizada em Florianópolis (SC), com filiais na Suíça e no Canadá, e conta com uma equipe de cerca de 220 colaboradores. Em 2023, a Reivax apresentou uma receita operacional líquida de R$ 131 milhões, com mais da metade dessa receita foram provenientes de vendas realizadas fora do Brasil.
Segundo Carlos José Bastos Grillo, diretor-superintendente de Digital & Sistemas da WEG, a aquisição permitirá expandir o portfólio de soluções da Companhia, integrar novas tecnologias e melhorar a eficiência operacional dos clientes. “A busca por eficiência e confiabilidade na indústria de energia e o foco em sustentabilidade são tendências globais que se alinham com a nossa visão e os nossos objetivos de crescimento” disse.
“Esta aquisição representa uma ampliação na nossa oferta na geração e transmissão de energia, melhorando a confiabilidade e resiliência do grid que necessita evoluir com as energias renováveis, inclusive com o emprego de soluções adjacentes de sistemas armazenamento de energia por baterias (BESS) e compensadores síncronos”, acrescentou.
Aumento de capacidade na China – A WEG vai investir US$ 62 milhões para a expansão da capacidade produtiva em seu parque fabril localizado em Rugao, na China. O investimento será realizado nos próximos anos e envolve o aumento da capacidade de fabricação de componentes e montagem local. O plano inclui também a construção de um prédio de 30.000 m² com capacidade para fabricação de motores de alta tensão, com a conclusão desta etapa prevista para 2026.
Segundo João Paulo Gualberto da Silva, diretor-superintendente da Unidade Energia da WEG, esses investimentos reforçam a estratégia e o compromisso da companhia com o desenvolvimento sustentável de seus negócios. “Estamos otimistas com as perspectivas de crescimento do mercado de motores industriais de alta tensão na China e queremos estar prontos para atender nossos clientes com excelência, rapidez e inovação”, declarou o executivo.
A WEG iniciou suas atividades na China em 2004 com a aquisição da unidade fabril de Nantong, produtora de motores elétricos industriais de baixa e alta tensão. Em 2014, expandiu sua presença com aquisições de fabricantes de motores elétricos para lavadoras e secadoras de roupa, localizados em Changzhou. Em 2015, ampliou sua presença no país com a construção do parque fabril em Rugao, para motores industriais de baixa tensão. Em 2019, inaugurou a fábrica de Drives e Controls em Changzhou e, em 2024, adicionou as operações de motores e geradores da Marathon no país. Atualmente, a companhia possui seis fábricas na China e emprega cerca de 3.000 colaboradores.