(27/11/2024) – A TEVX Higer Bus, fabricante de veículos comerciais de origem chinesa, anunciou um investimento de US$ 110 milhões para a aquisição de uma fábrica no estado de São Paulo. A ideia, segundo o CEO Carlos Eduardo Souza, é que a unidade, que vai produzir ônibus elétricos, entre em operação já no primeiro semestre do ano que vem.
O local da fábrica ainda não foi definido. A empresa, que originalmente pretendia se estabelecer em Pecém, no Ceará, acabou decidindo-se por São Paulo, onde uma lista com oito possíveis locais foi reduzida a dois. Em ambos já existe uma estrutura construída que será adaptada para o início da produção local.
“Vamos começar a operar com capacidade para fabricar 400 veículos por ano, primeiramente ônibus elétricos dedicados ao segmento urbano”, disse Souza, segundo quem o setor terá forte crescimento no ano que vem, com uma produção estimada em 2 mil unidades. A alta deverá seguir para 2026, ano em que a TEVX pretende ter 30% de participação de mercado.
No começo, os veículos chegarão ao Brasil parcialmente montados e receberão componentes como motor, câmbio, rodas e pneu. No futuro, a intenção é avançar para uma operação CKD, realizando parte da montagem da carroceria no Brasil.
De acordo com o executivo, conversas com fornecedores já estão em curso, como com a Dana, que poderá produzir localmente os motores. A Valeo, que produz ar-condicionados, também é candidata a fornecer para a TEVX Higer.
A empresa ainda não definiu com qual modelo iniciará a produção local. Hoje atende ao mercado brasileiro importando veículos que vão de 9 a 18 metros de comprimento, todos com foco no segmento urbano, no qual já tem 75 unidades elétricas negociadas com algumas prefeituras e está realizando as entregas.
Existe também a intenção de produzir localmente as vans elétricas da TEVX Higer Bus em 2026. Já no ano que vem, a empresa lançará um furgão e uma van de passageiros, o que lhe servirá também para sentir as demandas do mercado.
O furgão tem 15 m³ de capacidade e a empresa quer entender se esta é a melhor configuração para atender os clientes, ou se inicia as vendas de um caminhão VUC elétrico para distribuição urbana.