(27/11/2024) – Em maio do próximo ano devem sair das linhas de montagem da fábrica da GWM, em Iracemápolis (SP), os primeiros SUV Haval 6, nas versões híbrida e híbrida plug-in. A informação foi dada a jornalistas por Parker Shi, presidente da GWM International, em sua primeira visita ao Brasil, na semana passada.
O executivo, responsável por toda a operação da GWM fora da China, também informou que a montadora pretende alcançar um índice de nacionalização de 60% já em 2026. Este número é cerca de 20% superior ao informado anteriormente.
Antes da entrevista coletiva, Shi participou de reunião com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, acompanhado de Andy Zhang, presidente da GWM Brasil & México; Ricardo Bastos, diretor de Assuntos Institucionais, e Way Chien, diretor de Finanças. “São Paulo é um local estratégico para o nosso crescimento, e estamos entusiasmados em investir no desenvolvimento econômico local, criando empregos e promovendo inovação”, afirmou Parker Shi.
No encontro, informou que até o início das operações, em maio de 2025, a empresa pretende contratar 700 pessoas no Brasil. Cerca de 100 funcionários já deverão ser contratados até o final deste ano. Hoje existem em torno de cinquenta pessoas trabalhando no desenvolvimento, entre engenheiros do Brasil e da China.
Na última terça-feira, os representantes da GWM também se reuniram com o presidente Luís Inácio Lula da Silva e o vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin.
“O Brasil é um mercado estratégico para a GWM, e estamos confiantes de que nosso portfólio de veículos inovadores ajudará a fortalecer a indústria automotiva brasileira e promoverá o crescimento econômico sustentável”, declarou o presidente da GWM International.
Parker Shi e Andy Zhang reafirmaram o interesse da GWM em expandir suas operações no Brasil, destacando a importância do mercado brasileiro no cenário latino-americano e a expectativa de novos investimentos no setor automotivo, especialmente no segmento de veículos elétricos e sustentáveis.
Segundo a GWM, estas reuniões são parte de uma série de esforços da companhia para estreitar os laços com o Brasil, visando não apenas a expansão de suas operações comerciais, mas também o desenvolvimento de parcerias estratégicas para o crescimento sustentável da mobilidade no país.
Sobre a GWM – Maior empresa automotiva chinesa de capital 100% privado, a GWM é a quarta maior fabricante mundial de picapes médias, segmento que ela lidera na China há 24 anos, onde tem uma participação acima de 50%. A empresa tem uma atuação global que envolve mais de 60 países e, em 2024, deve totalizar a exportação de 450 mil veículos. Os principais mercados hoje são Rússia, Austrália e Brasil.