São Paulo, 21 de novembro de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

09/11/2024

Sandvik Coromant lança a troca automática de ferramentas

(10/11/2024) – A Sandvik Coromant lançou a troca automática de ferramentas (ATC) para unidades de fixação adaptadas à máquina (MACU) em centros de torneamento. Segundo a fabricante, esta solução exclusiva permite produção automatizada, eliminando a intervenção manual, otimizando o uso das máquinas, além de aumentar a produtividade.

Na avaliação da empresa, na produção de peças complexas, o demorado processo de troca manual de ferramentas frequentemente resulta em baixa utilização dos tornos. No entanto, uma nova solução de troca automática de ferramentas para unidades de fixação adaptadas à máquina resolve essa questão ao permitir total automação em centros de torneamento.

A troca automática permite automação total para centros de torneamento e elimina a necessidade de intervenção manual. O resultado é um uso maior da máquina e o aumento da produtividade. Além disso, a produção de peças complexas torna-se mais eficiente com um centro de torneamento equipado com ATC, simplificando o processo de manufatura. O resultado é um rápido retorno sobre o investimento que reduzirá o custo por peça.

“Essa solução é uma verdadeira revolução, permitindo operações totalmente automatizadas em centros de torneamento onde robôs podem realizar todas as tarefas normalmente executadas por operadores humanos”, diz Bo Hammarberg, gerente global de Produtos da Sandvik Coromant. “Anteriormente, as trocas de ferramentas robóticas eram lentas e imprecisas, muitas vezes resultando em ferramentas quebradas devido a valores de torque incorretos. Nossa tecnologia de troca automática de ferramentas para centros de torneamento agora oferece uma flexibilidade e controle sem precedentes sobre os set-ups dos porta-ferramentas.”

O gerente lembra que o interesse por soluções automatizadas tem crescido constantemente na última década e a Sandvik Coromant tem estado na vanguarda de seu desenvolvimento. “Em 2010, identificamos uma tendência crescente: os clientes estavam cada vez mais interessados em investir em automação para centros de torneamento. A ideia de um torno totalmente automatizado não podia ser ignorada”, explica Hammarberg. “Em 2012, desenvolvemos e apresentamos uma pequena célula robótica, que despertou um grande interesse dos clientes. Desde então, continuamos a desenvolver a solução e agora estamos no ponto em que podemos disponibilizá-la para clientes atuais e futuros”.

De acordo com a fabricante, a ATC também oferece benefícios significativos de sustentabilidade. As principais vantagens são: consumo reduzido de energia, eficiência no uso de recursos, redução de desperdício e melhoria na eficácia geral dos equipamentos (OEE). Máquinas usadas de forma eficiente e operando em níveis ideais minimizarão o tempo ocioso e o desperdício de energia, permitirão mais produção com menos recursos e levarão a menos interrupções e tempo de inatividade reduzido.

A tecnologia é aplicável em centros de torneamento e máquinas multitarefas. Um requisito para aplicar ATC é uma MACU (unidade de fixação adaptada à máquina) com interface Coromant Capto. Para centros de torneamento, é necessária uma torre MACU específica com ATC, e em máquinas multitarefas com torre inferior, o ATC é possível se a torre for preparada para ATC.

Para obter mais informações sobre a troca automática de ferramentas Clique Aqui

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.