(03/11/2024) – O United Grinding Group, da Suíça, comunicou ao mercado no dia 30 de outubro ter assinado acordo com a também suíça Georg Fischer AG para adquirir a divisão GF Machining Solutions (GFMS). A transação está avaliada entre 630 e 650 milhões de francos suíços (cerca de US$ 750 milhões) e deve ser concluída no primeiro semestre de 2025.
Segundo o United Grinding, a aquisição tem como objetivo o fortalecimento de sua posição no mercado e atender seus clientes globais com soluções ainda mais abrangentes. “Juntos, o United Grinding e a GFMS unirão forças para se tornarem líderes globais em usinagem de ultraprecisão”, informa o comunicado.
O United Grinding Group é um dos principais fabricantes mundiais de máquinas de retificação, eletroerosão, laser e medição, bem como máquinas-ferramenta para manufatura aditiva. Atualmente, o grupo conta com cerca de 2.000 funcionários em mais de 20 locais de fabricação, serviço e vendas.
Entre as empresas que integram o grupo estão marcas bastante conhecidas no mercado brasileiro, como Walter, Ewag, Studer, Mikrosa, Mägerle, Blohm, Jung, Schaudt e IRPD. O acionista majoritário do grupo é a Patinex AG, uma holding de propriedade integral de Martin e Rosmarie Ebner.
Já a Georg Fischer AG conta com quatro divisões: GF Piping Systems, GF Building Flow Solutions, GF Casting Solutions e GF Machining Solutions. Fundada em 1802, está presente em 45 países com 187 empresas, 76 das quais são empresas de produção com 105 instalações. Os 19.824 funcionários da GF em todo o mundo geraram vendas de 4,02 bilhões de francos suíços (US$ 4,65 bilhões) em 2023.
O portfólio da GFMS, além da GF, conta com marcas também bastante conhecidas no Brasil, como Mikron e Agie-Charmilles. Hoje, a GF Machining Solutions é uma das principais fornecedoras mundiais de soluções completas para fabricantes de peças e ferramentas de precisão, bem como fabricantes de moldes e matrizes. Seu portfólio inclui máquinas para fresamento, eletroerosão, texturização a laser, microusinagem a laser e manufatura aditiva. Além disso, a GFMS oferece fusos e soluções para automação e digitalização, apoiadas por atendimento e suporte ao cliente global. O grupo atualmente emprega cerca de 3.500 pessoas em mais de 40 locais no mundo.
A Georg Fischer também divulgou comunicado sobre a operação. Segundo a empresa, a aquisição da Uponor (hoje GF Building Flow Solutions), ocorrida em novembro de 2023, posicionou a GF como um dos líderes globais em soluções sustentáveis de água e fluxo, com foco em soluções de missão crítica para processos de fluxo industrial, gestão sustentável da água em áreas urbanas e energia e eficiência em edifícios.
“Uma avaliação estratégica concluiu que estas oportunidades de crescimento podem ser melhor aproveitadas através de uma maior adaptação do portfólio da empresa. Assim, a GF irá concentrar-se inteiramente em soluções de água e fluxos para a indústria, infraestrutura e edifícios”.