São Paulo, 14 de abril de 2025

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

26/10/2024

Torno Nomura DS: maior eficiência com 2º Eixo B

(27/10/2024) – A fabricante de máquinas Nomura está apresentando uma novidade em seu torno de cabeçote móvel modelo DS NN- 20J3XB: o segundo eixo B totalmente programável no subspindle, que pode operar simultaneamente com o eixo B no spindle principal.

Segundo a fabricante, com esse recurso, os usuários ganham capacidade de usinagem adicional para produção de peças, de forma mais rápida e eficientes, muitas vezes produzindo peças complexas de forma completa.

“Em conjunto de um alimentador de barras e ejetor de peças, estas máquinas podem funcionar de forma automática durante horas, produzindo peças completas”, informa a fabricante. Porém a empresa lembra que “a adição de um eixo B com ferramentas rotativas permite à máquina lidar com peças mais complexas. No entanto, isto nem sempre equivale à eficiência de usinagem, especialmente quando peças requerem processos complexos em ambos os lados, como aqueles frequentemente vistos na indústria médica, dental e aeroespacial”.

A Nomura 20J3XB possui eixos B tanto no spindle principal como no subspindle, permitindo à máquina realizar trabalhos mais complexos no subspindle do que uma máquina tradicional. “Desta forma quando o subspindle entra e fixa a peça para a segunda parte da usinagem, o usuário tem outra máquina altamente capaz para entregar um processo mais balanceado o possível, entre spindle e subspindle”, destaca.

A fabricante ressalta que o segundo eixo B representa uma inovação significativa no campo das máquinas cabeçote móvel, destacando-se pela sua programação avançada e pela capacidade de realizar operações simultâneas ao eixo B do spindle principal. Ao contrário de outras máquinas que apresentam eixos B programáveis e posicionadores que cobrem apenas o spindle principal, ou que utilizam eixos B ajustáveis manualmente para o subspindle, a 20J3XBTC possui um eixo B totalmente programável e interpolador, oferecendo maior flexibilidade e eficiência operacional.

A Nomura acrescenta ainda que a programação do eixo B adicional é simplificada pelo CNC Mitsubishi integrado (M80), que permite realizar movimentos complexos sem complicar o programa. Essa característica é um diferencial importante, na medida que facilita a utilização da máquina e amplia suas possibilidades de operação.

Além disso, a 20J3XB se distingue por seu suporte robusto, que é providenciado tanto na parte superior quanto na inferior do eixo B. Esse suporte duplo aumenta a estabilidade do eixo, permitindo realizar operações de fresagem mais pesadas e perfis mais robustos no spindle de trabalho traseiro, o que é geralmente limitado em máquinas que oferecem suporte apenas superior. Portanto, o 20J3XBTC combina inovação tecnológica com melhorias estruturais significativas, resultando em uma máquina altamente eficiente e versátil.

A estabilidade da máquina estende-se além dos eixos B. A linha de máquinas da Nomura possui uma base sólida de fundido integrado, dispositivo para preset externo e um sistema de resfriamento dos spindles que aumenta a rigidez da máquina, tornando-a bem adequada para aplicações precisas e materiais mais duros, ou de difícil usinabilidade.

“As capacidades de usinagem adicionais do segundo eixo B podem aumentar o rendimento eliminando operações secundárias, equilibrando os tempos de ciclo e melhorando o desempenho das ferramentas de corte”, informa Ricardo Machado, coordenador de Vendas da 4Tech Máquinas, distribuidora da Nomura no Brasil.

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.