(13/10/2024) – A Heller Máquinas Operatrizes já está produzindo na fábrica de Sorocaba (SP) um novo modelo do centro de usinagem de 5 eixos da linha HF 5500, o Mill and Turn, que agrega à máquina a função de torneamento. O lançamento foi apresentado na semana passada durante o open house realizado para comemorar os 50 anos da empresa no Brasil.
“Esse modelo de máquina foi desenvolvido dentro da estratégia mundial do grupo de ampliar nosso leque de clientes e segmentos atendidos por nossos equipamentos”, informa Ronald Bremberger, diretor comercial da Heller. “O Mill and Turn vem atender necessidades dos segmentos como óleo e gás e de mecânica pesada, como é o caso do setor de máquinas agrícolas. Aliás, está máquina já foi vendida justamente para um fabricante de peças para máquinas agrícolas e caminhões pesados”.
Segundo o executivo, o novo modelo vem complementar a linha HF 5500, já consolidada no mercado. “A Mill and Turn vem atender necessidades específicas de clientes que produzem uma variedade grande de peças. Ele traz flexibilidade para atender à produção de diferentes tipos de peças”, ressalta.
De acordo com o diretor, a Heller tem expertise no desenvolvimento de máquinas para a produção de peças pesadas do setor automotivo, principalmente caminhões. Porém, nos últimos anos, tem realizado esforços para expandir as aplicações. “Investimos bastante em nossa engenharia para o desenvolvimento de aplicações que aproveitem ao máximo o grande potencial de nossas máquinas nos mais variados segmentos de mercado”.
“E temos tido sucesso no Brasil com a realização de vendas de centros de usinagem de 5 eixos para a produção de peças aeroespaciais em empresas situadas no Vale do Paraíba e também para fornecedores de peças e componentes para a indústria de óleo e gás”, explica.
Expectativa Positiva – Bremberger informa que a Heller deve fechar 2024 num patamar igual ao do ano passado nas vendas para o mercado interno. “Nossa expectativa é de uma melhora no próximo ano, com uma possível retomada dos investimentos do setor agrícola, que sofreu bastante nos últimos dois anos”.
O diretor tem também a expectativa de aumento dos investimentos pelos fabricantes de caminhões – montadoras e autopeças. “O mercado de caminhões está aquecido, mas até aqui o que se percebe é que as indústrias desse setor estão usando a capacidade que estava ociosa”, comenta.
“Aliás, em sua palestra aqui no nosso open house, o presidente da Abimaq, José Velloso, citou a expectativa de recuperação do setor agrícola no ano que vem e de uma alta do faturamento do setor de máquinas e equipamentos de 5% em 2025”, obaserva Bremberger. “No caso da Heller, trabalhamos com a possibilidade de crescimento de 10 a 15% no próximo ano”.
50 anos de Brasil – O diretor considerou bastante positivo o Open House de comemoração dos 50 anos da Heller no Brasil que atraiu 260 visitantes, em sua maioria representantes de grandes empresas. “Estamos muito satisfeitos com o nosso retorno à realização de eventos em nossa fábrica, o que não ocorria desde 2017. Considero que atingimos um bom número de participantes. Foi muito bom para nós e também para os nossos parceiros”, completa.